Alma

Bonecas cos­tu­mam ser brin­que­dos ambígu­os, ao mes­mo tem­po que são bonit­in­has e rep­re­sen­tam a infân­cia, são tam­bém tão reais que causam cer­to estran­hamen­to com sua feição e olhar. Alma (2009), ani­mação em cur­ta de Rodri­go Blaas, da empre­sa Pixar, traz a situ­ação de encan­ta­men­to real que as bonecas podem ter em torno de sua áurea infantil.

Alma é uma espé­cie de con­to de Natal, uma cri­ança pas­sa pela vit­rine encan­ta­do­ra de uma loja de bonecas, e se sentin­do ten­ta­da ela entra e con­hece um mun­do fan­ta­sioso, e estran­ho, de uma loja de brin­que­dos que man­tém pre­sa a essên­cia humana. O mun­do infan­til é trata­do de for­ma muito pecu­liar neste cur­ta, mis­tu­ran­do ele­men­tos de ingenuidade infan­til com a som­briedade mis­te­riosa de uma loja de bonecas.

Rodri­go Blaas é um ani­mador espan­hol que tra­bal­ha na Pixar e Alma é o seu primeiro cur­ta. Ape­sar dis­so ele não deixa nada a dese­jar na tradição da pro­du­to­ra de ani­mação que mais gan­ha mer­ca­do, hoje. O cur­ta é ani­ma­do em 3‑D e tem o roteiro com refer­ên­cias clás­si­cas em Tim Bur­ton e lem­bra muito ani­mações do tipo de Coraline.

Alma from Rodri­go Blaas on Vimeo.


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Curta do Mês and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab