Últimas em Notícias de Eventos

Corpo Ancestral de Maikon K, em Curitiba

Comemoração de 45 anos do Balé Teatro Guaíra

Últimas apresentações de “A Máquina Infernal” no Guairinha

Casa Selvática tem mês dedicado à antropofagia, ao desbunde e ao teatro de revista brasileiro

Rumos Itaú Cultural 2013: Caminhada Rumos em Curitiba

Peça “Branca de Neve em: Libelo Contra Vênus” em Curitiba

Oficina com Jean Jacques Lemêtre em Curitiba na Ave Lola

Sesi Zoom Cultural de julho traz Daniel Galera e Rafael Urban

Focus Cia de Dança apresenta espetáculo com clássicos do Rei Roberto Carlos

O Malefício da Mariposa — temporada prorrogada em Curitiba
Notícias
Corpo Ancestral de Maikon K, em Curitiba Ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg” e o Ballet Bolshoi “A Lenda do Amor” ao vivo Maratona de filmes da trilogia “O Hobbit” em dezembro na UCI UCI Cinemas exibe show “Queen Rock Montreal” em alta definição Exibição, ao vivo, de “O Barbeiro de Sevilha” na UCI Cinemas Combo Especial “Jogos Vorazes: A Esperança — Parte 1” Vendas antecipadas para o documentário “David Bowie Is”Mais Notícias »
Eliane Fetzer no 28º Festival de Dança de Joinville
O trabalho da gaúcha Eliane Fetzer, radicada há 21 anos em Curitiba, chega a um momento especial. Desde 1997, Eliane participa com seus grupos do Festival de Dança de Joinville, mas nunca teve tantas coreografias para serem mostradas. São dez no total, entre mostra competitiva e palco aberto, de quinze inscritas no processo seletivo. Essa aprovação reflete o grande momento de um grupo de bailarinos dedicados, com técnica apurada e determinados a seguir em frente, mesmo com as adversidades: a Cia. Eliane Fetzer.
Nesta ocasião feliz, Eliane Fetzer consegue mostrar que suas características de coreógrafa são impressas tanto na dança contemporânea como no jazz, dois estilos completamente distintos e que ganham seus respectivos espaços na obra desta coreógrafa.
Para a Mostra Competitiva, as cinco coreografias aprovadas exploram tanto a formação de conjuntos como os solos masculino e feminino, tendo também coreógrafos convidados assinando alguns trabalhos. Cada trabalho explora aspectos da dança que são vitais para Eliane: força, técnica, personalidade, versatilidade, organicidade, segurança e beleza.
Na coreografia “Nihim – Segure por um Instante”, o coreógrafo convidado Airton Rodrigues (BTG) explora o universo lúdico, ao reunir pequenos spots de luz, cores e até mesmo o blackout com movimentos extremamente fluidos e orgânicos, que caracterizam a dança contemporânea. Ao som leve de Ben Harper, o resultado é um espetáculo de naturalidade e respiro, trabalhando também com a expectativa da surpresa do público. Esta é a segunda vez que Airton cria para a Cia. Eliane Fetzer definindo este trabalho como “uma festa”.
Para o jazz, Eliane Fetzer explorou a sensualidade do tango, na coreografia “A luz, o sentimento e as mentiras”. Com 18 bailarinos no palco, o espaço é preenchido com duos, trios, conjuntos masculinos e femininos, que referenciam claramente os movimentos do tango original. O tom sensual, no entanto, é dado pelos movimentos masculinos, o que mostra o lado viril e provocativo da dança. Esta coreografia conquistou o 2º lugar do 18º Festival Internacional Passo de Arte, realizado de 9 a 18 de julho, em Indaiatuba (SP).
Além destas duas coreografias de grupo, Eliane Fetzer terá mais três trabalhos competindo: dois solos de dança contemporânea e outra coreografia de grupo, com jazz. O solo feminino é assinado por Robson Schmoeller, que já fez parte da Cia. Eliane Fetzer e hoje atua em uma companhia de Niterói (RJ).
”Hoje, sinto um momento diferente dos nossos grupos. Nossos bailarinos mostram uma grande maturidade e isso se reflete no que mostramos no palco”, avalia Eliane. A Cia. de Dança Eliane Fetzer participa desde 1997 do Festival, quando conquistou o 3º lugar da mostra competitiva, com a coreografia de jazz amador “Armagedon”. Em 1999, a coreografia “Pictures”, também de jazz, ganhou o 2º lugar da mostra competitiva.
Coreografias selecionadas para Mostra Competitiva (palco fechado) do Centro de Evento Cau Hassen, pelo 28º Festival de Dança de Joinville:
Dia 22/07, quinta-feira — Dança contemporânea – Conjunto — categoria Avançada
Cia Eliane Fetzer
Coreografia: Nihim — Segure Por Um Instante, de Airton Rodrigues (BTG)
Descrição: Fala das sensações de estar e deixar de estar, de segurar por um instante aquilo que é bom e fugir do que é ruim. A efemeridade das relações vista pelo lado positivo: quando esquecemos alguém estamos prontos para conhecer outro alguém.
Dia 23/07, sexta-feira — Dança contemporânea — Solo Feminino – cat. Avançada
Cia Eliane Fetzer
Bailarina solista: Melissa de Castro
Coreografia: ENQUANTO VOCÊ NÃO VEM, de Robson Schmoeller (RJ)
Descrição: Fala da espera… Espero por você e me distancio da esperança de ver, me entrego à despedida no anseio do que virá.
Dia 25/07, domingo — Jazz – conjunto — categoria Avançada
Grupo de Jazz Eliane Fetzer
Coreografia: A LUZ, O SENTIMENTO E AS MENTIRAS, de Eliane Fetzer
Descrição: Fala de corpos na penumbra e do simples desejo do contato físico. A luz reflete nos olhos o sentimento que o coração não é capaz de transmitir. As pessoas são tomadas pela paixão mentirosa e carnal.
Dia 25/07, domingo — Jazz — Solo feminino – categoria Avançada
Bailarina Solista: Julia Meirelles
Coreografia: CABEÇA DE GUEIXA CORPO DE MULHER, de Eliane Fetzer
Descrição: Retrata a história de uma gueixa da China tradicional, que tenta livrar-se de toda a “antiguidade” para viver nos tempos modernos.
Dia 30/07, sexta-feira — Dança contemporânea — Solo Masculino – cat. Avançada
Cia Eliane Fetzer
Bailarino solista: André de Oliveira
Coreografia: POR UM INSTANTE, de Robson Schmoeller
Descrição: Nos instantes em que me vejo, eu e meu corpo… Instantes… me vejo… eu e meu espaço…instantes, me vejo… Eu.
Coreografias selecionadas para a mostra de Palcos abertos, durante o evento, sem competição:
Jazz Conjunto – categoria Avançada
Eliane Fetzer Jazz
Coreografia: KUNG FU, de Eliane Fetzer
Dança Contemporânea – categoria Avançada
Cia Eliane Fetzer
Coreografia: PORQUE PRECISO DE VOCÊ, de Eliane Fetzer
Dança Contemporânea – categoria Avançada
Cia Eliane Fetzer
Coreografia: VOZES, de Eliane Fetzer
Dança Contemporânea — Solo Masculino – categoria Avançada
Cia Eliane Fetzer
Coreografia: POR TODA MINHA VIDA, de Eliane Fetzer
Jazz — Conjunto Sênior
Eliane Fetzer Juvenil Jazz
Coreografia: EL CUERPO, de Vanessa Castro
Compartilhar isto:
Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
Faça parte do interrogAção.