Últimas em Cinema
Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador (1993), de Lasse Hallström | Crítica
Ida (2013), de Pawel Pawlikowski | Crítica
O Vagabundo (1916), de Charles Chaplin | Análise
Boyhood: Da Infância à Juventude (2014), de Richard Linklater | Crítica
Desejo (2005), de Anne Pinheiro Guimarães | Curta
Tatuagem (2013), de Hilton Lacerda: irreverência e anarquismo | Análise
Amantes Eternos (2013), de Jim Jarmusch | Crítica
Bicho de Sete Cabeças (2001): Reflexos Roubados | Análise
Dogville (2003): Imaginário e símbolos de apreensão do real | Análise
O Duplo (2012), de Juliana Rojas | Curta
Últimas em Cinema Clássico
O Vagabundo (1916), de Charles Chaplin | Análise
Crítica: Um Bonde Chamado Desejo
Crítica: Os Incompreendidos
O Grande Ditador (1940), de Charles Chaplin
Crítica: Freaks (Monstros)
Crítica: Gilda
Crítica: Metrópolis
Últimas em Críticas
Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador (1993), de Lasse Hallström | Crítica
Ida (2013), de Pawel Pawlikowski | Crítica
Boyhood: Da Infância à Juventude (2014), de Richard Linklater | Crítica
Amantes Eternos (2013), de Jim Jarmusch | Crítica
O Lobo de Wall Street (2013), de Martin Scorsese | Crítica
Augustine (2012), de Alice Winocour
Rurouni Kenshin (2012), de Keishi Ohtomo | Crítica
O Grande Gatsby (2013), de Baz Luhrmann | Crítica
Oz, Mágico e Poderoso | Crítica
A Viagem | Crítica
Notícias
Corpo Ancestral de Maikon K, em Curitiba Ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg” e o Ballet Bolshoi “A Lenda do Amor” ao vivo Maratona de filmes da trilogia “O Hobbit” em dezembro na UCI UCI Cinemas exibe show “Queen Rock Montreal” em alta definição Exibição, ao vivo, de “O Barbeiro de Sevilha” na UCI Cinemas Combo Especial “Jogos Vorazes: A Esperança — Parte 1” Vendas antecipadas para o documentário “David Bowie Is”Mais Notícias »
Crítica: Gilda
Após a Grande Depressão nos E.U.A. muitos filmes policiais, repletos de intrigas e suspense, foram feitos. Inspirados nos filmes de terror dos anos 30 e no Expressionismo Alemão, eles se tornaram um imenso sucesso de crítica e público. Esses foram os chamados filmes Noir. E Gilda (Gilda, EUA , 1946), de Charles Vidor foi um dos filmes de maior destaque nessa época.
Estrelando Rita Hayworth, como a sedutora protagonista, temos uma das primeira películas a explorar a sensualidade feminina sem cair na vulgaridade. Johnny Farrell (Glenn Ford) é um vigarista e em um jogo de cartas se envolve em problemas. Sua vida é salva por Ballin Mundson (George Macready), dono de um famoso clube noturno na cidade de Buenos Aires. A amizade deles é abalada quando Mundson retorna de uma viagem com a nova esposa Gilda, que havia sido namorada de Farrell no passado.
A Segunda Guerra Mundial teve seu fim em 1945, esse fato influenciou diretamente no filme. Finalmente, o mundo respirava um pouco de paz após tantos anos de caos, os bon vivants começaram a dar as caras e os cassinos se tornaram um refúgio. A mulher começa a conquistar alguns de seus direitos e sua voz ecoa no cinema. Ela deixa de ser vista como um ser passivo e se torna centro de atenções e discussões.
O diretor Charles Vidor conseguiu mesclar com maestria todo o clima de suspense com a sensualidade de Gilda. Rita Hayworth se tornou mundialmente famosa por causa de sua personagem, que foi considerada uma das primeiras femme fatales do cinema. Uma cena memorável é a que ela canta Put the blame on Mame no cassino, ao retirar as luvas enquanto dança. A canção foi criada justamente para o filme e até hoje é listada como um dos momentos mais sensuais do cinema.
Gilda é um clássico porque conseguiu reunir todas as características do bom cinema: sensualidade sem vulgaridade, intrigas e um bom suspense. Comparado com o cinema atual, ele pode ser considerado um filme inocente. O simples ato de tirar as luvas era considerado obsceno, o que dizer das tentativas cinematográficas de hoje, que mostram atrizes nuas sem motivo aparente, que exploram a sensualidade da mulher de forma vulgar? São questões como essas que tornam Gilda um filme eterno, um verdadeiro clássico do cinema.
Outra críticas interessantes:
Trailer:
httpv://www.youtube.com/watch?v=Tzg_1XwzG08
Compartilhar isto:
Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
Faça parte do interrogAção.