Lançada esse mês, essa edição de 232 páginas reúne um grande apanhado de diversas histórias publicadas pelo selo Vertigo, da editora norte-americana DC Comics. A maioria são histórias curtas, de 8 páginas em média, falando sobre fantasia e ficção científica. Mas há aquelas que fogem desse tema.
Atire é uma delas e recebe grande destaque, sendo capa da edição. A história, protagonizada pelo mago John Constantine, causou muita polêmica. Ela foi completamente censurada na época de sua realização, em 1999, e só veio a ser publicada em 2010.
A trama de Atire mostra uma investigadora do congresso norte-americano tentando compreender o porquê de uma série de matanças que aconteciam nas escolas do país. Crianças e adolescentes que matavam outros e se suicidavam. Seria culpa de videogames, drogas, violência na tv? Durante a investigação, a mulher percebe a presença de Constantine em muitas filmagens feitas em cenários de diversos crimes. A princípio isso levaria o leitor, que acompanha as histórias do personagem, a imaginar que os assassinatos seriam causados por forças sobrenaturais. Mas o real motivo das mortes que John Constantine sugere é muito mais perturbador e corriqueiro. A conclusão da história é impactante.

Atire foi escrita e estava prestes a ser publicada quando aconteceu o massacre em Columbine. A editora DC Comics sugeriu alterações na história, que o autor Warren Ellis não aceitou. Então, a editora decidiu simplesmente não publicar e arquivou o material. Inconformado, Ellis demitiu-se.
Embora Atire seja a principal atração, a melhor HQ da revista é Mate seu namorado, um dos roteiros mais inspirados e instigantes do escocês Grant Morrison. A mais longa história apresentada nessa edição, com 56 páginas, Mate seu namorado não tem nada a ver com fantasia ou ficção científica. Trata-se de uma trama sobre amor, violência, rebeldia e adolescência, que lembra um bocado filmes como Assassinos por Natureza (1994).

Vertigo Especial: Atire apresenta diversos autores e desenhistas renomados em suas páginas, como Morrison, Ellis, Brian Azzarello, Garth Ennis, Peter Milligan, Jim Lee, Frank Quitely, Brian Bolland, Jeff Lamire, Eduardo Risso e muitos outros.
Como toda coletânea, há histórias fracas, porém a média do material apresentado é ótima. Vale conferir com atenção as HQs Parceiros, Ultra: o multialien, Brinquedos Novos, O Kapas… Enfim, trata-se do lançamento com a melhor relação qualidade/custo do mês.
Vertigo Especial: Atire
Autores: diversos
Editora: Panini
Preço: R$19,90
Leave a Reply