Últimas em Literatura
Estrevista com Lau Siqueira, Vássia Silveira e Marilia Kubota
Cada homem é uma raça, de Mia Couto | Livro
Ferreira Gullar e Paulo Leminski, dois rivais em exílio | Ensaio
O valor da humanidade em Antonio Skármeta
Histórias Medonhas d’O Recife Assombrado, organização de Roberto Beltrão | Livro
Quem quer criar desordem?
O mistério das bolas de gude, de Gilberto Dimenstein | Livro
Olhar por trás de estantes
Boneco de Neve, de Jo Nesbø | Livro
Um homem que escreve jamais está só
Últimas em O Futuro do Livro
O Futuro do Livro: Robert Darnton
O Futuro do Livro: Giselle Beiguelman
O Futuro do Livro: Dora Garrido
O Futuro do Livro: Elvira Vigna
O Futuro do Livro: Leandro Márcio Ramos
Notícias
Corpo Ancestral de Maikon K, em Curitiba Ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg” e o Ballet Bolshoi “A Lenda do Amor” ao vivo Maratona de filmes da trilogia “O Hobbit” em dezembro na UCI UCI Cinemas exibe show “Queen Rock Montreal” em alta definição Exibição, ao vivo, de “O Barbeiro de Sevilha” na UCI Cinemas Combo Especial “Jogos Vorazes: A Esperança — Parte 1” Vendas antecipadas para o documentário “David Bowie Is”Mais Notícias »
O Futuro do Livro: Robert Darnton
Quando o assunto é a especulação a respeito do futuro do livro, é difícil não ouvir aquela já batida pergunta: “o livro digital vai matar o livro físico?”. Mas por que um deve necessariamente aniquilar o outro? Não seria possível haver uma coexistência? Robert Darnton, historiador e diretor da biblioteca de Harvard, a maior biblioteca universitária do mundo, não só defende a ideia que os dois podem coexistir, mas que são complementares, que um reforça o outro.
Darnton não é só conhecido como um grande historiador norte-americano, mas também como um dos pioneiros na área da história do livro. Um de seus livros, A Questão dos Livros — passado, presente e futuro (The Case for Books, 2010), traduzido por Daniel Pellizzari e lançado pela Companhia da Letras, aborda justamente este questionamento a respeito do futuro dos livros. Nos últimos anos, também está trabalhando no projeto da Bilioteca Pública da América cujo objetivo é disponibilizar gratuitamente livros na internet, uma alternativa livre a iniciativas comerciais como o Google Livros, tendo seu lançamento marcado para abril de 2013.
Abaixo segue um vídeo produzido pela UNIVESPTV, realizado logo após a participação de Robert Darnton no Roda Viva da TV Cultura, onde o mesmo é entrevistado a respeito do futuro dos livros.
httpv://www.youtube.com/watch?v=XjwIbJVzE4A
Compartilhar isto:
Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
Faça parte do interrogAção.