Le Meilleur du Cinéma Français Avec Marden Machado, no Cine Omar, em Curitiba

Os estu­diosos e apaixon­a­dos pela cin­e­matografia france­sa terão aces­so a obras mar­cantes dos movi­men­tos Real­is­mo Poéti­co, Nou­velle Vague e do Mod­er­no Cin­e­ma Francês, o que tor­na este pro­je­to Le Meilleur Du Ciné­ma Français um even­to úni­co e por isso mes­mo, imperdív­el (Mar­dem Macha­do, curador)

A Aliança France­sa pro­move uma vez por mês o fes­ti­val de cin­e­ma “Le Meilleur du Ciné­ma Français Avec Mar­den Macha­do”. As sessões começam no dia 26 de setem­bro, às 20h, no Cine Omar, em Curiti­ba. A curado­ria é do críti­co Mar­den Macha­do que escol­heu para a aber­tu­ra uma das obras pri­mas do cin­e­ma francês, o filme “As Damas do Bosque de Boulogne”, de Robert Bres­son, fil­ma­do em 1945. O even­to é uma real­iza­ção da AF Curiti­ba, Cine Omar e Shop­ping Omar, com apoio da Cin­e­mate­ca da Embaix­a­da da França no Brasil, Embaix­a­da da França no Brasil e o Insti­tut Français.

O pro­je­to Le Meilleur Du Ciné­ma Français tem por obje­ti­vo traçar um painel vari­a­do com grandes e impor­tantes obras do cin­e­ma feito na França, país que é o berço da Séti­ma Arte, onde em 28 de dezem­bro de 1895, os irmãos Auguste e Louis Lumière realizaram a primeira exibição públi­ca de um filme.

A mostra ini­cial apre­sen­ta tra­bal­hos de grande relevân­cia na car­reira de cineas­tas influ­entes da história do Cin­e­ma. Robert Bres­son, Jacques Tati, Alain Resnais, Jacques Demy, Leos Carax e Claude Chabrol fazem parte deste primeiro ciclo que res­ga­ta filmes de difer­entes épocas, temas e esti­los narrativos.

Bres­son (1901 – 1999) é con­sid­er­a­do o pai da Nou­velle Vague france­sa. O dire­tor é um dos ícones do cin­e­ma francês ao lado de Jean Renoir, Jean-Luc Godard, Jacques Tati, Alain Resnais e Jean Cocteau. A importân­cia do cineas­ta para a séti­ma arte é tão grande, que Godard o definiu assim: “Robert Bres­son é o cin­e­ma francês, como Dos­toiévs­ki é o romance rus­so e Mozart é a músi­ca alemã.” 

Les Dames du Bois de Boulogne (As Damas do Bosque de Boulogne) é uma adap­tação do romance Jacques le Fatal­iste et son Maître (Jacques fatal­ista e seu romance mestre) escrito entre 1771 – 1778 con­tan­do a história de um homem que é lev­a­do a se casar com uma ex-pros­ti­tu­ta. O roteiro do filme é assi­na­do pelo cineas­ta Jean Cocteau (A Bela e a Fera). A mis­tu­ra do diál­o­go com a imagem fez do filme um dos clás­si­cos do cin­e­ma europeu. Seco e dire­to, uti­lizan­do detal­h­es para a con­strução de um amor fatal e impossível.

Serviço

LE MEILLEUR DU CINÉMA FRANÇAIS AVEC MARDEM MACHADO

26 de setem­bro – As Damas do Bosque de Boulogne, 1945
24 de out­ubro – As Férias do Sen­hor Hulot, de Jacques Tati, 1953
28 de novem­bro – Hiroshi­ma, Meu Amor, de Alain Resnais, 1959
12 de dezem­bro – Pele de Asno, de Jacques Demy, 1970
23 de janeiro – Sangue Ruim, de Leos Carax, 1986
27 de fevereiro – A Flor do Mal, de Claude Chabrol, 2003

Horário – 20h
Local: Cine Omar
Rua Comen­dador Araújo,
Infor­mações: www.afcuritiba.com.br ou 32234457


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Notícias de Cinema and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab