Filmes franceses contemporâneos em agosto no Cinecluble Sesi

Acon­te­cem neste mês mais qua­tro sessões do Cineclube Sesi. Em parce­ria com a Aliança France­sa e apoio do Insti­tu­to Français, Cin­e­mate­ca da Embaix­a­da da França no Brasil no Brasil e Proces­so Mul­ti­artes, as exibições dos filmes serão na Sala Mul­ti­artes do Cen­tro Cul­tur­al Sis­tema Fiep. Após as sessões, haverá dis­cussões em lín­gua francesa.
A seleção de filmes france­ses teve a curado­ria de Lucas Murari, do Cole­ti­vo Ata­lante. “O recorte apre­sen­ta­do nes­ta seleção de filmes france­ses con­tem­porâ­neos bus­ca explic­i­tar a var­iedade de riquezas de um dos cin­e­mas mais rel­e­vantes e orig­i­nais do mun­do”, afir­ma Lucas. A seleção reúne qua­tro títu­los pro­duzi­dos de 1994 a 2009, com obras que vão des­de um decano recém-fale­ci­do (Claude Chabrol) a novos autores-exper­i­men­ta­dores (Philippe Grandieux).
No dia 09 (quin­ta-feira), às 19h30, acon­tece a primeira exibição da série: “Um Lago” (2009), de Philippe Grandrieux. “O filme lança um olhar rad­i­cal sobre a descon­strução famil­iar. A dire­to­ra, Cather­ine Breil­lat, é o exem­p­lo de “fem­i­niza­ção” que atingiu o cin­e­ma francês nas últi­mas décadas. A França, his­tori­ca­mente falan­do, sem­pre teve mul­heres que se ded­i­cavam a real­iza­ção. Ger­maine Dulac e Agnés Var­da são duas cineas­tas bem ousadas e reno­madas em seus respec­tivos perío­dos, porém, per­manece­r­am prati­ca­mente soz­in­has nesse uni­ver­so. De uns anos para cá é visív­el o aumen­to de mul­heres encabeçan­do os filmes: Claire Denis, Noémie Lvovsky, Valérie Donzel­li”, final­iza Murari.
Con­fi­ra as datas e filmes exibidos:
Data: 09/08, às 19h30
Exibição e debate do filme: “Um Lago” (2009), de Philippe Grandrieux
Duração: 90 minutos
Clas­si­fi­cação: 16 anos

Data: 16/08
Exibição e debate do filme: “Bar­ba Azul” (2009), de Cather­ine Breillat
Duração: 90 minutos
Clas­si­fi­cação: 16 anos

Data: 23/08
Exibição e debate do filme: “Nasci de Uma Cegonha” (1999), de Tony Gatlif
Duração: 80 minutos
Clas­si­fi­cação: 16 anos

Data: 30/08
Exibição e debate do filme: “Ciúme, o Infer­no do Amor Pos­ses­si­vo” (1994), de Claude Chabrol
Duração: 100 minutos
Clas­si­fi­cação: 14 anos
Serviço:
Cineclube Sesi – Cin­e­ma Francês Contemporâneo
Datas: toda quin­ta-feira de agos­to (dias 09, 16, 23 e 30)
Horário: às 19h30
Local: Cen­tro Cul­tur­al Sis­tema FIEP – Sala Mul­ti­artes – Av. Cân­di­do de Abreu, 200 – Curiti­ba – PR
Mais infor­mações: www.sesipr.org.br/cultura
Entra­da gra­tui­ta (sujeito à lotação)


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Notícias de Cinema and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab