Últimas em Notícias de Eventos
Corpo Ancestral de Maikon K, em Curitiba
Comemoração de 45 anos do Balé Teatro Guaíra
Últimas apresentações de “A Máquina Infernal” no Guairinha
Casa Selvática tem mês dedicado à antropofagia, ao desbunde e ao teatro de revista brasileiro
Rumos Itaú Cultural 2013: Caminhada Rumos em Curitiba
Peça “Branca de Neve em: Libelo Contra Vênus” em Curitiba
Oficina com Jean Jacques Lemêtre em Curitiba na Ave Lola
Sesi Zoom Cultural de julho traz Daniel Galera e Rafael Urban
Focus Cia de Dança apresenta espetáculo com clássicos do Rei Roberto Carlos
O Malefício da Mariposa — temporada prorrogada em Curitiba
Notícias
Corpo Ancestral de Maikon K, em Curitiba Ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg” e o Ballet Bolshoi “A Lenda do Amor” ao vivo Maratona de filmes da trilogia “O Hobbit” em dezembro na UCI UCI Cinemas exibe show “Queen Rock Montreal” em alta definição Exibição, ao vivo, de “O Barbeiro de Sevilha” na UCI Cinemas Combo Especial “Jogos Vorazes: A Esperança — Parte 1” Vendas antecipadas para o documentário “David Bowie Is”Mais Notícias »
“O Malefício da Mariposa” em Curitiba
A peça teatral “O Malefício da Mariposa”, primeiro espetáculo produzido e encenado na Ave Lola Espaço de Criação, cumpre temporada até 3 de junho com seções sextas e sábados às 21h e aos domingos às 19h. A peça retrata uma fábula em um inusitado jardim sob a ótica dos insetos que, assim como os seres humanos, têm suas ações e sensações impulsionadas pelo amor.
Sob direção de Ana Rosa Tezza e direção de arte de Cristine Conde, o espetáculo utiliza a poesia para se aprofundar no imaginário do público, dirigindo-se a pessoas de todas as idades. Cenários, figurinos e bonecos são criações coletivas dos atores e equipe da Ave Lola, que conta com Alessandra Flores, Janine de Campos e Val Salles no elenco.
SERVIÇO:
Espetáculo teatral “O Malefício da Mariposa”
De 12 de maio a 3 de junho – de sexta a domingo.
Horários: sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h.
Local: Ave Lola Espaço de Criação – Rua Portugal, 339 São Francisco – Curitiba – PR.
Informações: (41) 2112 9924 — http://avelola.com/
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada)
Sinopse “O Malefício da Mariposa”
“A comédia que vamos apresentar é humilde e inquietante, comédia rota, dos que querem arranhar a lua e arranham o próprio coração.” Assim têm início uma aventura pelos meandros deste sentimento delicado e imenso, grande tema da literatura universal: o amor. Em O Malefício da Mariposa, Federico Garcia Lorca utiliza a fábula para retratar tudo o que envolve as relações afetivas com a originalidade e profundidade de poucos, dentro de um universo inusitado, o mundo dos insetos. Em meio à atmosfera poética de um estranho jardim, besouros, baratas, escorpiões, formigas e mariposas amam e sofrem de maneira muito parecida à nossa, seres humanos.
Para trazer à cena este texto poético, bonecos de diversas técnicas foram criados e desenvolvidos coletivamente durante o processo de montagem do espetáculo, um intenso e diário trabalho de imersão, para descobrir e se aprofundar no universo da obra, no imaginário destes seres do jardim e no encontro entre a linguagem do teatro de formas animadas e o trabalho com atores de carne e osso. Assim, cada personagem/inseto foi criado, interpretado e manipulado de acordo com a forma que corresponde à sua natureza. Um amor impossível é um problema para qualquer coração, seja de um poeta ou de um inseto, ou porque não, de um inseto poeta? Afinal, como diz o autor, “o amor nasce com a mesma intensidade em todos os planos da vida, e o mesmo ritmo da brisa nascida do ar tem a estrela da manhã, tudo é igual na natureza.”
Ficha Técnica “O Malefício da Mariposa”
Classificação: Livre
Direção: Ana Rosa Genari Tezza
Direção de Arte: Cristine Conde
Composição musical: JJ Lemêtre
Elenco: Alessandra Flores, Janine de Campos e Val Salles
Atriz aprendiz: Tatiana Dias
Cenários e Figurinos: Cristine Conde
Confecção de Bonecos: Alessandra Flores, Cristine Conde, Janine de Campos e Val Salles (aprendiz de feiticeiro: Helena Tezza)
Consultoria de Máscaras: Calu Monteiro
Sonoplastia: Ana Rosa Genari Tezza e Tatiana Dias
Iluminação: Rodrigo Ziolkowski
Assistente de Iluminação e operação de luz: Raul Freitas
Operação de som: Tatiana Dias
Documentação e direção audiovisual: José Tezza
Designer gráfico: Mateus Ferrari
Ilustração: Val Salles
Cenotecnia: Proscenium Cenografia
Costureiras: Sueli Matias e Tissa Muniz
Produção: Ave Lola Espaço de Criação
Federico Garcia Lorca nasceu na região de Granada, na Espanha, em 05 de junho de 1898, e faleceu nos arredores de Granada no dia 19 de agosto de 1936, assassinado pelos “Nacionalistas”. Nessa ocasião o general Franco dava início à guerra civil espanhola. Apesar de nunca ter sido comunista — apenas um socialista convicto que havia tomado posição a favor da República — Lorca, então com 38 anos, foi preso por um deputado católico direitista que justificou sua prisão sob a alegação de que ele era “mais perigoso com a caneta do que outros com o revólver.” Avesso à violência, o poeta, como homossexual que era, sabia muito bem o quanto era doloroso sentir-se ameaçado e perseguido. Nessa época, suas peças teatrais “A casa de Bernarda Alba”, “Yerma”, “Bodas de sangue”, “Dona Rosita, a solteira” e outras, eram encenadas com sucesso. Sua execução, com um tiro na nuca, teve repercussão mundial.
O Malefício da Mariposa
Compartilhar isto:
Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
Faça parte do interrogAção.