El Proyecto

Acred­i­to que a maio­r­ia de nós dese­jaria que nos­sos instru­men­tos de tra­bal­ho tivessem vida própria e fizessem todo aque­le tra­bal­ho que já con­sid­er­amos chatos ou repet­i­tivos. Enquan­to isso não vira real­i­dade, nada mel­hor então do que trans­for­mar essa ideia em uma ani­mação, e foi jus­ta­mente isso que Cristóbal Vila fez em El Proyec­to (2000).

A ideia de que cer­tos obje­tos inan­i­ma­dos gan­has­sem vida enquan­to ninguém esta­va por per­to já foi ampla­mente explo­ra­da por Toy Sto­ry quan­do se trata­va de brin­que­dos. Mas uti­lizar as fer­ra­men­tas de tra­bal­ho de um arquite­to — que de cer­ta for­ma tam­bém são seus brin­que­dos — neste mes­mo con­ceito abre toda uma nova var­iedade de pos­si­bil­i­dades! Já imag­i­nou se os seus obje­tos de tra­bal­ho do dia a dia fizessem o mes­mo? Como seria isso para você?

Quem já acom­pan­ha o Cur­ta da Sem­ana viu que no out­ro tra­bal­ho já pub­li­ca­do do Cristóbal Vila, chama­do de Natureza em Números (Nature By Num­bers), ele explo­ra de maneira muito inter­es­sante a lig­ação — arti­fi­cial ou não — da matemáti­ca com a natureza. Em El Proyec­to, que foi pro­duzi­do muito antes, já é pos­sív­el notar vários ele­men­tos que apare­ce­ri­am nesse seu cur­ta mais recente, como a paixão pela matemáti­ca con­ceitu­al e práti­ca, além da, acred­i­to tam­bém, músi­ca instru­men­tal clás­si­ca. Car­ac­terís­ti­cas que se repetem na maio­r­ia de seus pro­je­tos. Para finalizar ain­da temos uma jor­na­da em espi­ral na tra­jetória dess­es pequenos tra­bal­hadores. Ou seria mais em for­ma de leminiscata?


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Curta do Mês and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab