Crítica: Missão Impossível 4 — Protocolo Fantasma

Quan­do é anun­ci­a­da uma sequên­cia de um filme que fez muito suces­so já fico com um pé atrás, quan­do se tra­ta da quar­ta… nem pre­ciso diz­er. Mas, feliz­mente, Mis­são Impos­sív­el 4 — Pro­to­co­lo Fan­tas­ma (Mis­sion: Impos­si­ble — Ghost Pro­to­col, USA, 2011), dirigi­do por Brad Bird, é uma grande exceção, con­seguin­do traz­er em grande esti­lo óti­mas cenas de ação com aque­la tril­ha sono­ra prin­ci­pal — cri­a­da por Lalo Schifrin para a série de TV homôn­i­ma — que é inesquecível.

O enre­do prin­ci­pal lem­bra bas­tante o primeiro Mis­são Impos­sív­el (1996), neste tam­bém após uma oper­ação na qual Ethan Hunt (Tom Cruise) faz parte ter­mi­nar em tragé­dia, ele e o que sobrou de sua equipe caem na ile­gal­i­dade — pois na ver­dade “nun­ca exi­s­ti­ram” — e devem provar que são inocentes, sem qual­quer apoio do governo.

Difer­ente dos três out­ros filmes, Mis­são Impos­sív­el 4 — Pro­to­co­lo Fan­tas­ma investe pesa­do no humor, indo des­de ques­tion­a­men­tos a respeito da lóg­i­ca uti­liza­da para realizar as mis­sões ao fun­ciona­men­tos dos super equipa­men­tos essen­ci­ais para exe­cu­tar as mirabolantes façan­has físi­cas e tec­nológ­i­cas. Aliás este é um pon­to muito bem tra­bal­ha­do no lon­ga, pois é quan­do um equipa­men­to fal­ha que aí sim a mis­são se tor­na real­mente impos­sív­el. Qual seria a difi­cul­dade se hou­vesse bugi­gan­gas para quase tudo?

Infe­liz­mente o vilão da tra­ma de Mis­são Impos­sív­el 4 — Pro­to­co­lo Fan­tas­ma foi muito mal aproveita­do, tan­to em moti­vações — voltou em partes aque­la vel­ha picuin­ha dos EUA con­tra a Rús­sia — quan­to em atu­ação, des­perdiçan­do muito do poten­cial do ator Michael Nyqvist, que ficou famoso por faz­er o papel de Mikael Blomkvist no Os Home­ns Que Não Amavam As Mul­heres (2009) e nos out­ros filmes da famosa trilo­gia Mil­len­ni­um.

Uti­lizan­do lit­eral­mente quase todos os ele­men­tos dos out­ros filmes da série, havia ape­nas algu­mas novi­dades, Mis­são Impos­sív­el 4 — Pro­to­co­lo Fan­tas­ma é um óti­mo lon­ga com mui­ta ação e óti­mas piadas. Den­tre os out­ros lon­gas, con­sidero este o segun­do mel­hor, fican­do ape­nas atrás do primeiro filme.

Tive tam­bém a opor­tu­nidade de assi­s­tir Mis­são Impos­sív­el 4 — Pro­to­co­lo Fan­tas­ma no IMAX e foi cer­ta­mente uma exper­iên­cia fan­tás­ti­ca. Quem pud­er, com certeza recomen­do! Aliás até hoje não tive nen­hu­ma recla­mação em relação aos lon­gas vis­tos no IMAX, você por aca­so já teve algu­ma exper­iên­cia ruim nele?

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=Nb-YepEENjY


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Cinema, Críticas and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Dossiê Daniel Piza
Spirallab