Exposição “LUZESCRITA” no Paço da Liberdade, em Curitiba

A Poe­sia talvez seja o gênero literário com mais facil­i­dade de mutações, não se encaixan­do em definições até mes­mo quan­do car­ac­ter­i­za­da como sone­tos com regras de lin­guagem. Definir o que pode­ria se tornar poe­sia em palavras vai depen­der dos olhos aten­tos de quem traduz a visão em lin­guagem, ou seja, a poe­sia depende muito do que é vis­to e de como é cri­a­do o sen­ti­do da visão. E é pen­san­do que a poe­sia é cri­ado­ra de ima­gens trans­mu­tadas em sen­ti­do que a exposição LUZESCRITA, com­pos­ta pelo tra­bal­hos dos mul­ti­artis­tas Arnal­do Antunes, Fer­nan­do Las­z­lo e Wal­ter Sil­veira, foi aber­ta hoje, dia 22 de março, e vai até o dia 19 de jun­ho, no SESC Paço da Liber­dade, em Curitiba.

Os artis­tas expli­cam que o pro­je­to ini­cial pre­tendia ser um livro e talvez aí que resid­iu a difi­cul­dade de escol­her as 29 ima­gens para com­por a exposição LUZESCRITA de uma for­ma mais resum­i­da. O hib­ridis­mo entre eles foi o que criou uma poéti­ca que pode ser vista e sen­ti­da de várias for­mas e o tra­bal­ho dá muitos espaços para inter­pre­tações. Munidos de ideias e optantes em usar somente fotografia analóg­i­ca ali­a­da ao tra­bal­ho man­u­al de pro­dução, os artis­tas con­ce­ber­am uma exposição que dá um primeiro pas­so do sen­tir que guiará uma lóg­i­ca de com­preen­são. Segun­do Arnal­do Antunes a poe­sia, e o tra­bal­ho com Arte em ger­al, não pre­cisa ser enten­di­do e sim sen­ti­do, deve ser cau­sado­ra de sensação.

Ain­da, con­tam que o proces­so de cri­ação ocor­reu de for­ma inter­es­sante e tran­quila, já que todos bebem de muitas fontes no meio artís­ti­co. A fusão do ver­bo com a imagem é inevitáv­el, afi­nal toda palavra pos­sui um sig­no asso­ci­a­do ao seu sig­nifi­ca­do, o que dá sen­ti­do maior ao ver cada palavra escri­ta em luz e fotografa­da. As ima­gens são refleti­das em olhares aten­tos que bus­cam respostas apre­sen­tadas de várias for­mas. O trio ain­da teve o cuida­do de cri­ar uma bula da LUZESCRITA, uma espé­cie de descrição da ativi­dade que com­põe cada imagem incluin­do a forma/processo, mate­r­i­al uti­liza­do e como se deu a rev­e­lação final. Os artis­tas expli­cam que a bula é tam­bém para ori­en­tar o leitor/espectador já que os tra­bal­hos con­tem­porâ­neos sem­pre tem um ques­tion­a­men­to em torno da real sig­nifi­cação que querem propor.

A exposição é divi­da em duas situ­ações, uma é a Sala Clara, toda bran­ca, que exibe o resul­ta­do do tra­bal­ho pron­to, ini­ci­a­do nos poe­mas se trans­for­man­do em fotos. A out­ra é a Sala Escu­ra, toda pre­ta, que traz insta­lações de luz e palavras trazen­do um pouco das exper­iên­cias dos artis­tas na fase da pro­dução das foto-poe­sias. Ain­da, há duas insta­lações com exper­iên­cia da palavra-imagem-luz-movi­men­to que define todo o proces­so do estáti­co da palavra crian­do vida através da imagem.

Nen­hum out­ro momen­to pode­ria ser tão opor­tuno quan­to a sem­ana que se comem­o­ra o dia mundi­al da Poe­sia para se dis­cu­tir o que de fato ela é. A pro­dução con­tem­porânea talvez seja a mais híbri­da da história da Arte e Lit­er­atu­ra, já que tudo anda jun­to refletindo o cotid­i­ano mis­ci­ge­na­do dos grandes cen­tros. LUZESCRITA é ao mes­mo tem­po con­tem­porânea por ousar mudar o foco da palavra no papel, mas tam­bém tradi­cional por val­orizar o tra­bal­ho man­u­al e a a pro­dução em seu for­ma­to cole­ti­vo e original.

Exposição LUZESCRITA
Paço da Liber­dade, Curitiba
Espaço das Artes
22/03 a 19/06
Toda terça-feira das 10h às 21h, sába­do das 10h às 17h
Gratuito

Site | Twit­ter | Face­book do Paço da Liberdade


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab