Cine Belas Artes Apresenta: Noitão Mundos Paralelos

O Noitão de março será ante­ci­pa­do para a primeira sem­ana do mês, e acon­te­cerá nes­ta sex­ta-feira, dia qua­tro de março, a par­tir das 23h50.

Para quem pref­ere os pro­gra­mas mais tran­qui­los que a cidade ofer­ece na con­tramão do Car­naval, o Noitão é uma grande pedida.

A pro­gra­mação, bati­za­da de Mun­dos Para­le­los, reúne cin­co filmes com per­son­agens viven­cian­do exper­iên­cias em ter­ritórios iso­la­dos, sejam eles no plano físi­co ou não. Vamos à seleção, começan­do pelos dois inédi­tos: Mis­tério da Rua 7, de Brad Ander­son; Cam­in­ho da Liber­dade, de Peter Weir; as repris­es Os Famosos e os Duen­des da Morte, do cineas­ta brasileiro Esmir Fil­ho; e o francês Eu Me Chamo Elis­a­beth, de Jean-Pierre Améris; mais o filme-surpresa.

Mis­tério da Rua 7 é um sus­pense estre­la­do por Hay­den Chris­tensen, Thandie New­ton e John Leguizamo. O dire­tor é o mes­mo de O Operário (aque­le com Chris­t­ian Bale absur­da­mente magro). A história, ambi­en­ta­da em Detroit, é sobre um apagão que resul­ta no desa­parec­i­men­to da pop­u­lação local, da qual só sobraram as roupas e out­ros bens mate­ri­ais. Enquan­to isso, um pequeno grupo de sobre­viventes luta para não ser engoli­do pela escuridão, man­ten­do-se pro­te­gi­do por pequenos focos de luz arti­fi­cial. Um ver­dadeiro ter­ror para quem tem medo do breu. 

Cam­in­ho da Liber­dade, pro­tag­on­i­za­do por Col­in Far­rell e Ed Har­ris, traz na direção a assi­natu­ra do mes­mo real­izador de grandes suces­sos como Sociedade dos Poet­as Mor­tos e O Show de Tru­man. Neste seu novo tra­bal­ho, ele nos leva para o ano de 1940, onde acom­pan­hamos a fuga de um grupo de sol­da­dos cap­tura­dos pelo exérci­to da União Soviéti­ca e man­ti­dos numa prisão na Sibéria. Para escapar, eles terão que traçar um lon­go e perig oso cam­in­ho de pedras, pas­san­do pelo deser­to de Gobi e pelo Himala­ia, até o Tibet, na Índia. Con­cor­reu ao Oscar 2011 de mel­hor maquiagem. 

Os Famosos e os Duen­des da Morte, basea­do no livro homôn­i­mo de Ismael Canep­pele, que tam­bém aparece no filme como ator, é sobre a visão par­tic­u­lar que dois ami­gos ado­les­centes têm das suas vidas e do mun­do onde vivem, uma peque­na cidade do sul do Brasil. Um deles man­tém um rela­ciona­men­to vir­tu­al com uma meni­na da sua idade e é fã de Bob Dylan.

O jovem dire­tor, que tem aqui a sua estreia em lon­ga-metragem, gan­hou fama instan­tânea com o cur­ta Tapa na Pan­tera, um fenô­meno de audiên­cia no Youtube, respon­sáv­el por traz­er a grande atriz Maria Alice Ver­gueiro de vol­ta aos holofotes. 

Eu Me Chamo Elis­a­beth mostra uma meni­na de 10 anos que assiste ao dis­cre­to desmoron­a­men­to do casa­men­to dos pais, e vê a sua úni­ca irmã sair de casa para estu­dar num colé­gio inter­no. Solitária e intro­spec­ti­va, um dia ela con­hece alguém que se tornará seu úni­co e mel­hor ami­go. Tra­ta-se de um rapaz que fugiu de uma clíni­ca e foi parar no quin­tal da peque­na Elis­a­beth. Ao faz­er a descober­ta, a garo­ta aju­da o fugi­ti­vo a se man­ter escon­di­do numa cabana nos fun­dos da casa, levan­do comi­da e lhe fazen­do com­pan­hia, sem que ninguém jamais pos­sa saber.

O filme-sur­pre­sa, por sua vez, mescla romance e comé­dia e, por mais que não seja tão con­heci­do, não decepcionará.

Cada espec­ta­dor só poderá assi­s­tir a três filmes, no máx­i­mo. Serão feitas seis seqüên­cias difer­entes, uma para cada sala, sem­pre incluin­do pelo menos um dos filmes inédi­tos. No ato da com­pra do ingres­so cada um escol­he a sua combinação.

Para com­ple­tar o pro­gra­ma, nos inter­va­l­os entre as sessões os todos par­tic­i­pam de sorteios de brindes (camise­tas, filmes em DVD, etc.).

Ao final da últi­ma sessão, por vol­ta das seis da man­hã do sába­do, o cin­e­ma ofer­ece um gos­toso café da man­hã para os sobre­viventes da maratona.

Sinopses:

Mis­tério da Rua 7
(Van­ish­ing on 7th Street)
EUA, 2010, cor, 91 min., 14 anos.
Direção: Brad Ander­son
Elen­co: Hay­den Chris­tensen, Thandie New­ton e John Leguizamo.

Quan­do um apagão mer­gul­ha Detroit na escuridão total, só res­ta um pequeno grupo de pes­soas. A pop­u­lação da cidade desa­pare­ceu no ar, deixan­do para trás roupas e car­ros aban­don­a­dos. Logo, a luz do dia começa a desa­pare­cer com­ple­ta­mente. Reunidos em uma taber­na aban­don­a­da, os sobre­viventes percebem que a escuridão está do lado de fora para pegá-los e, ape­nas as fontes de luz podem man­tê-los seguros.

Cam­in­ho da Liberdade
(The Way Back)
EUA, 2010, cor, 133 min., 14 anos.
Direção: Peter Weir
Elen­co: Col­in Far­rell, Dejan Angelov e Ed Harris.

A história se pas­sa durante a Segun­da Guer­ra Mundi­al, em 1940, e segue um grupo de sol­da­dos pri­sioneiros que ten­ta escapar de um cam­po de tra­bal­ho na Sibéria, via­jan­do por uma ter­ra perigosa e descon­heci­da, pas­san­do por deser­tos e flo­restas, rumo a India e a liberdade.
Con­cor­reu ao Oscar 2011 na cat­e­go­ria de mel­hor maquiagem.

Os Famosos e os Duen­des da Morte
Brasil, 2009, cor, 103 min., 14 anos.
Direção: Esmir Filho
Elen­co: Hen­rique Lar­ré, Ismael Canep­pele e Tuane Eggers.

Um garo­to de 16 anos, fã de Bob Dylan, tem aces­so ao restante do mun­do ape­nas por meio da inter­net, enquan­to vê os dias pas­sarem em uma peque­na cidade rur­al de col­o­niza­ção alemã, no sul do Brasil. Mas uma figu­ra mis­te­riosa o faz mer­gul­har em lem­branças e num mun­do além da realidade.
Mel­hor Filme (Júri e Críti­ca Inter­na­cional) do Fes­ti­val do Rio 2009.

Eu me chamo Elisabeth
(Je M’Ap­pelle Elisabeth)
França, 2006, cor, 90 min., 14 anos.
Direção: Jean-Pierre Améris
Elen­co: Alba Gaïa Kraghede Bel­lu­gi, Stéphane Freiss e Maria de Medeiros.

Elis­a­beth é uma meni­na de 10 anos que vive com os pais, que estão em proces­so de sep­a­ração, e com sua irmã mais vel­ha, que está prestes a par­tir para estu­dar. Há tam­bém uma empre­ga­da, que quase não fala. Elis­a­beth sente-se solitária até con­hecer um jovem, que surge em seu quin­tal. Ele está fug­in­do de uma clíni­ca e recebe a aju­da da garo­ta, que o esconde numa cabana nos fun­dos de sua casa. A par­tir de então ela pas­sa a pro­tegê-lo e a tratá-lo como con­fi­dente e seu mel­hor amigo.

Trail­ers:

Mis­tério da Rua 7
httpv://www.youtube.com/watch?v=_eDWLYTHxvE

Cam­in­ho da Liberdade
httpv://www.youtube.com/watch?v=Jnbl8XN3xvQ

Os Famosos e os Duen­des da Morte
httpv://www.youtube.com/watch?v=4fBUjaii4kw

Eu Me Chamo Elisabeth
httpv://www.youtube.com/watch?v=nX2NgwY7duE

Noitão ¨Mun­dos Para­le­los¨, no Belas Artes
Sex­ta-feira, 04 de março, a par­tir das 23h50.
Ingres­sos: R$ 20,00 (estu­dantes e idosos pagam meia-entra­da), à ven­da a par­tir das 14h da quar­ta-feira (antevéspera do evento).

Para sua maior como­di­dade, adquira seu ingres­so pela inter­net: www.ingresso.com.br

Belas Artes
Rua da Con­so­lação, 2423
Tel.: 3258–4092
São Paulo — SP


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Notícias de Cinema and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab