Oscar 2011: Categoria de melhor filme

Mes­mo que atual­mente as grandes pre­mi­ações cin­e­matográ­fi­cas sejam sim­ples meios de ala­van­car car­reiras e até mes­mo de pro­mover políti­cas exter­nas de país­es, é inegáv­el que ess­es even­tos pos­suam um charme próprio, prin­ci­pal­mente para ciné­fi­los e espec­ta­dores que fre­quen­tam as salas de cin­e­mas ao lon­go do ano. As prin­ci­pais pre­mi­ações mundi­ais atual­mente se divi­dem em con­ti­nentes e em deter­mi­na­dos eixos de pro­dução, há para todos os gos­tos, dos block­busters aos alternativos.

O Oscar é a prin­ci­pal pre­mi­ação há mais de meio sécu­lo, pelo menos no mer­ca­do cin­e­matográ­fi­co amer­i­cano. Surgiu ain­da na déca­da de 20 do sécu­lo pas­sa­do com o propósi­to de pre­mi­ar os tra­bal­hos dos profis­sion­ais de cin­e­ma nos E.U.A. na época mais pro­lí­fi­ca de Hol­ly­wood. O prêmio ten­ta abranger todas as áreas de pro­dução de filmes, des­de o filme em ger­al — incluin­do a recepção nas bil­hete­rias — pas­san­do pelas atu­ações e indo até a mon­tagem, fotografia e etc. Ain­da, são pre­mi­a­dos os mel­hores filmes estrangeiros — indi­ca­dos por um grupo de espe­cial­is­tas de cada país — mel­hor ani­mação, mel­hor doc­u­men­tário e curta-metragem.

Em 2011 a lista de indi­ca­dos aos mel­hores filmes está bem diver­sa, incluin­do alguns lon­gas com pro­dução con­jun­ta com out­ros país­es. O inter­ro­gAção reuniu aqui links de críti­cas e breves comen­tários dos indi­ca­dos do mais esper­a­do prêmio da noite do dia 27 de fevereiro: o de Mel­hor Filme.

Filmes indi­ca­dos na cat­e­go­ria de Mel­hor Filme Oscar 2011:


Cisne Negro - Um dos filmes mais aguarda­dos desse ini­cio de ano no país. O lon­ga é mais uma pro­dução do cul­tua­do dire­tor amer­i­cano Dar­ren Aronof­sky. O dire­tor é con­heci­do por traz­er ver­dadeiras odis­séias em torno dos dra­mas psi­cológi­cos humanos e em Cisne Negro ele traz a saga de Nina, uma baila­r­i­na em bus­ca da per­feição. Fotografia e tril­has sono­ras impecáveis ali­adas a óti­mas atuações. 

Leia a Críti­ca de Cisne Negro

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=gH3ul7q8HLg


A Origem — Com certeza um dos filme mais comen­ta­dos, e teoriza­dos, dos últi­mos tem­pos. Christo­pher Nolan, que tam­bém fez os dois últi­mos Bat­man, trouxe este filme excep­cional, tan­to em con­teú­do quan­to visual­mente, sobre um mun­do onde é pos­sív­el entrar na mente das pes­soas, enquan­to elas son­ham, para roubar seus segredos. 

Leia a Críti­ca de A Origem

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=PPuBaLdsVUQ


O Dis­cur­so do Rei — Uma exce­lente pro­dução amer­i­cana e ingle­sa traz um momen­to históri­co impor­tante da Inglater­ra com foco numa situ­ação inusi­ta­da, a gagueira do rei George VI, pai da atu­al Rain­ha Eliz­a­beth. A Inglater­ra esta­va prestes a entrar na Segun­da Guer­ra Mundi­al quan­do o rei George está enfrentan­do sua pior crise de gagueira, mas com a aju­da do nada con­ven­cional Dr. Logue ele ten­ta super­ar este prob­le­ma. Um forte can­dida­to a estat­ue­ta com uma fotografia sensacional.

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=3_6GnqyO1Y8


A Rede Social — Trans­for­mar a história da cri­ação do Face­book em um suces­so nas bil­hete­rias e mes­mo assim con­seguir agradar os vici­a­dos em tec­nolo­gia (além de um públi­co mais téc­ni­co) não é para qual­quer um. David Finch­er con­seguiu faz­er essa proeza com um filme total­mente não lin­ear e sobre­car­rega­do de infor­mações, assim como a própria internet. 

Leia a Críti­ca de A Rede Social

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=cRSTySErIHg


Min­has Mães e meu Pai - Uma das indi­cações mais esquisi­tas do ano. Um filme polêmi­co, para os padrões amer­i­canos, traz um casal de lés­bi­cas — com papéis extrema­mente het­eros­sex­u­ais — enfrentan­do os prob­le­mas desse novo for­ma­to de família, inclu­sive a chance de uma delas se inter­es­sar por um homem. Destaque para a atriz Annete Ben­ning, como a ¨chefe¨ da família. 

Leia a Críti­ca de Min­has Mães e meu Pai

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=JTbhLGnM874


Toy Sto­ry 3 — A Pixar é hoje um dos mais cul­tua­dos estú­dios de ani­mações do mun­do. Esta é a segun­da sequên­cia de seu primeiro tra­bal­ho, que a fez ficar con­heci­da mundial­mente, e não é por aca­so que havia uma grande expec­ta­ti­va, além de um enorme receio, a respeito deste lon­ga. Feliz­mente, para a ale­gria de seu públi­co, eles con­seguiram não só cri­ar algo de óti­ma qual­i­dade, tan­to em históri­ca quan­to em visu­al, mas tam­bém super­ar as expec­ta­ti­vas de muitos. 

Leia a Críti­ca de Toy Sto­ry 3

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=CHA3Kss72Ro


127 Horas — Lon­ga basea­do na história real de um alpin­ista amer­i­cano que ficou com uma parte de seu cor­po pre­so em uma fen­da nas mon­tan­has de Utah, dos Esta­dos Unidos. Dan­ny Boyle trouxe um filme car­ac­terís­ti­co do seu esti­lo, acel­er­a­do e vis­cer­al, para pren­der a atenção do públi­co em uma história rel­a­ti­va­mente sim­ples, que se pas­sa prati­ca­mente em um úni­co lugar. 

Leia a Críti­ca de 127 Horas

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=ivp3I_8shRg


Bravu­ra Indômi­ta — Os irmãos Coen são o orgul­ho do cin­e­ma amer­i­cano, sem som­bra de dúvi­das. Com esse lon­ga hom­e­nageam a época clás­si­ca dos west­erns hol­ly­wood­i­anos, trazen­do um remake de um filme estre­la­do por John Wayne, da história da cora­josa jovem Mat­tie Ross que bus­ca vin­gança pela morte do pai. No elen­co há Jeff Brides — Oscar de mel­hor ator ano pas­sa­do — Matt Damon e Hailee Steinfeld. 

Leia a Críti­ca de Bravu­ra Indômita

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=AfCWTEPEh6Q


Inver­no da Alma - Surgin­do sem maiores pre­ten­sões o lon­ga impres­sio­nou a grande críti­ca e as bil­hete­rias apre­sen­tan­do a jovem Jen­nifer Lawrence como uma nova promes­sa do cin­e­ma e forte can­di­da­ta a cat­e­go­ria de mel­hor atriz. O lon­ga tra­ta de mostrar uma parte triste e sór­di­da da Améri­ca onde uma jovem garo­ta tem que cuidar da família custe o que custar.

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=BmVTox-Y2pg


O Vence­dor - Tam­bém basea­do em fatos reais, ago­ra temos um lon­ga sobre parte da vida do box­eador Micky Ward. Dirigi­do por David O. Rus­sel , o filme chama atenção pela relação entre os seus per­son­agens e um desvio aos papéis tipi­ca­mente car­i­catos deste gênero. Para muitos, este pode não ser o mais forte indi­ca­do des­ta cat­e­go­ria, mas é apos­ta­do que Chris­t­ian Bale gan­he como mel­hor ator coadjuvante.

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=Wbc_aeLZjCM


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Cinema and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab