André Cypriano expõe Afro-Colombianos na Galeria Portfolio, em Curitiba

Dia 4 de fevereiro, a par­tir das 19h30, será aber­ta ao públi­co curitibano a exposição Afro-Colom­bianos, do fotó­grafo doc­u­men­tarista André Cypri­ano. As pes­soas retratadas nes­ta mostra são de diver­sas regiões do país lati­no, prin­ci­pal­mente sul e cen­tro oeste, incluin­do as ilhas do Caribe Providên­cia e Saint Andrés, e as cidades de Bogotá e Carta­ge­na. Segun­do o fotó­grafo, Afro-Colom­bianos bus­ca abrir um inter­esse sobre os quilom­bo­las Sul Americanos. 

Em parte, isto porque as sim­i­lar­i­dades e difer­enças nas tradições e cos­tumes entre os afro-brasileiros e afro-colom­bianos são inúmeras. Esti­ma-se que 10% da pop­u­lação da Colôm­bia sejam de tal descendên­cia, número que chega a mais de 4,5 mil­hões de pessoas. 

Pouquís­si­ma atenção tem sido dada para esta pop­u­lação. O fator racis­mo, ain­da imen­so naque­le país, pede por uma mobi­liza­ção espe­cial. Ain­da há em Bogotá bares e restau­rantes proibindo a entra­da de negros, mes­mo que este­jam vesti­dos de ter­no e gra­va­ta”, afir­ma André.

Os palen­ques (como lá são chama­dos os quilom­bos) têm como prin­ci­pais fontes de ren­da a pesca e o extra­to arte­sanal do ouro. E algu­mas comu­nidades encon­tram-se em áreas con­sid­er­adas de risco, por con­ta da
pre­sença do grupo rev­olu­cionário FARCs.

Sobre o fotógrafo:
O inter­esse de André Cypri­ano com a cul­tura afro-descen­dente começou em 1993, quan­do o foto-doc­u­men­tarista vis­i­tou pela primeira vez a cidade de Sal­vador, Bahia. Na favela da Rocin­ha (RJ), Cypri­ano morou com uma família de afro descendên­cia por 30 dias para doc­u­men­tar o port­fólio Rocin­ha. Em segui­da, desen­volveu os pro­je­tos Quilom­bo­las e Capoeira. Com o pas­sar dos anos, André Cypri­ano, pas­sou a estu­dar a tradição cul­tur­al e físi­ca voltadas as áreas de antropolo­gia e de expressões de misticismo.

Atual­mente, André tra­bal­ha como fotó­grafo free­lancer no Brasil e no exte­ri­or. Seus tra­bal­hos autorais abor­dam questões cul­tur­ais e soci­ais, e são com­pos­tos de ima­gens que instigam e sen­si­bi­lizam para mudanças na sociedade. O port­fólio Afro-Colom­bianos foi pos­si­bil­i­ta­do por meio de con­vite e apoio do Min­istério da Cul­tura de Bogotá, assim como da AORI Pro­duções Cul­tur­ais.

Serviço:
Exposição fotográ­fi­ca AFRO-COLOMBIANOS
Quan­do: 4 de fevereiro a 10 de março
Onde: Gale­ria Port­fo­lio. Rua André Fol­loni, 634, Cen­tro Cívi­co, Curitiba


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Notícias de Eventos and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab