Trois Petit Points

Para os amantes da ani­mação é prati­ca­mente impos­sív­el não ser fã das pro­duções da Esco­la de Gob­elins, na França. A Gob­elins L’é­cole de L’im­age é refer­ên­cia mundi­al em cur­tas ani­ma­dos, sem­pre muito ousa­dos e com lin­gua­gens próprias, for­man­do reno­ma­dos artis­tas para os maiores estú­dios do mun­do. Para finalizar o ano, a própria esco­la fez uma lista das mel­hores pro­duções de 2010, e nes­sa leva, está o belo Trois Petit Points, em por­tuguês Três Pequenos Pon­tos, pro­duzi­do pelos alunos de grad­u­ação Lucre­tia Andreae, Alice Dieudon­né, Tra­cy Nowocien, Flo­ri­an Par­rot, Ornel­la Pri­oul e Remy Schaepman

Para a Europa, as guer­ras sem­pre foram deci­si­vas, infe­liz­mente, para a for­mação da sociedade, da geopo­lit­i­ca e inclu­sive de país­es. Em Trois Petit Points, a guer­ra é mostra­da pela óti­ca poéti­ca do cin­e­ma: a espera incan­sáv­el de quem fica longe das trincheiras, e a depressão e o afe­ta­men­to pro­fun­do de quem vol­ta de lá. Uma cos­tureira espera seu mari­do voltar, assim que o vê chegar, destruí­do em todos os sen­ti­dos, ela, só con­segue pen­sar em usar seus dons de cos­tu­rar, con­stru­ir e jun­tar partes para que sua vida con­tin­ue. Ele, pelo con­trário, só vê tris­teza e escuridão, como se não hou­vesse con­tin­u­ação após uma guerra.

Trois Petit Points é lin­do, e talvez isso ain­da nem o defi­na. O cur­ta tra­bal­ha com a metá­fo­ra da recon­strução através de uma cos­tureira que acred­i­ta sal­var o mun­do com sua agul­ha, con­tra­stan­do com o mari­do, recém-chega­do da guer­ra, se trans­for­man­do, aos poucos, em um enorme cor­vo. Uma ani­mação com jeit­in­ho francês, lem­bran­do muito os tra­bal­hos de Syl­vain Chomet, onde as palavras não tem quase nen­hu­ma função per­to da imagem.

httpv://www.youtube.com/watch?v=G0yC2ldpBFI&feature=player_embedded


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Curta do Mês and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab