Os Filmes Que Não Fiz

Por quais motivos muitos filmes não são feitos no Brasil? Sem­pre há alguém a quem cul­par:, o gov­er­no, a fal­ta de apoio da pop­u­lação, algu­ma pes­soa que não aceitaram colab­o­rar e até mes­mo a fal­ta de von­tade de ter que ir em bus­ca de recur­sos e apoio. O cur­ta Os Filmes Que Não Fiz, de Gilber­to Scarpa, tra­ta jus­ta­mente dos motivos mais banais de pro­je­tos cin­e­matográ­fi­cos não terem vin­ga­do e se tor­na­do películas.

Em Os Filmes Que Não Fiz, Scarpa inter­pre­ta a si mes­mo como um dire­tor que acred­i­ta fiel­mente em seus pro­je­tos, mas que nun­ca tirou nen­hum do papel. Nos moldes de entre­vis­tas e doc­u­men­tários de dire­tores famosos, em que os atores e colab­o­radores par­tic­i­pantes dão seus depoi­men­tos, o dire­tor con­ta da sua saga de anti-herói das telonas nacionais.

O tom cíni­co de Os Filmes Que Não Fiz é um dos ele­men­tos mais inter­es­santes, soan­do como uma críti­ca sobre o enorme número de pseu­do dire­tores atual­mente. O diretor/personagem nar­ra em um tom saudo­sista e car­in­hoso os seus roteiros mais inter­es­santes rela­tan­do cada detal­he do que pode­ria ter sido. Ele apre­sen­ta de for­ma extrema­mente diver­ti­da, e em for­ma­to de trail­er, um a um dos pro­je­tos. O cur­ta é uma espé­cie de ¨cur­tas den­tro de um cur­ta¨ dan­do um tom met­alin­guis­ti­co ao tra­bal­ho. Afi­nal, por que mes­mo muitos filmes não são feitos no Brasil?


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Curta do Mês and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab