Por quais motivos muitos filmes não são feitos no Brasil? Sempre há alguém a quem culpar:, o governo, a falta de apoio da população, alguma pessoa que não aceitaram colaborar e até mesmo a falta de vontade de ter que ir em busca de recursos e apoio. O curta Os Filmes Que Não Fiz, de Gilberto Scarpa, trata justamente dos motivos mais banais de projetos cinematográficos não terem vingado e se tornado películas.
Em Os Filmes Que Não Fiz, Scarpa interpreta a si mesmo como um diretor que acredita fielmente em seus projetos, mas que nunca tirou nenhum do papel. Nos moldes de entrevistas e documentários de diretores famosos, em que os atores e colaboradores participantes dão seus depoimentos, o diretor conta da sua saga de anti-herói das telonas nacionais.
O tom cínico de Os Filmes Que Não Fiz é um dos elementos mais interessantes, soando como uma crítica sobre o enorme número de pseudo diretores atualmente. O diretor/personagem narra em um tom saudosista e carinhoso os seus roteiros mais interessantes relatando cada detalhe do que poderia ter sido. Ele apresenta de forma extremamente divertida, e em formato de trailer, um a um dos projetos. O curta é uma espécie de ¨curtas dentro de um curta¨ dando um tom metalinguistico ao trabalho. Afinal, por que mesmo muitos filmes não são feitos no Brasil?
Leave a Reply