Os Anjos do Meio da Praça

O cin­e­ma de ani­mação sem­pre teve um cer­to com­pro­mis­so com histórias que trouxessem uma moral ou algu­ma men­sagem que real­mente pas­sasse um sen­ti­do para a vida de quem assiste. Des­de Walt Dis­ney, ain­da no ini­cio do sécu­lo 20, até ani­mações recentes como o incrív­el lon­ga Mary e Max, exis­tem aspec­tos com questões pro­fun­das sobre o ser humano. E nes­sa lin­ha, foi apre­sen­ta­do no Ani­ma­Mun­di 2010 a fábu­la com jeit­in­ho brasileiro Os Anjos do Meio da Praça (2010), de Alê Camar­go e Cami­la Car­ros­sine, da Buba Filmes.

Em uma das batal­has, entre anjos e demônios nos céus, caem três anjos em um vilare­jo. Assus­ta­dos com as criat­uras, difer­entes de tudo que estavam acos­tu­ma­dos a viv­er, os habi­tantes deci­dem tran­car os anjos em uma espé­cie de jaula. Os anos se pas­sam e os anjos são esque­ci­dos, ali­men­ta­dos pelo pre­con­ceito e medo daque­las pessoas.

A beleza de Os Anjos do Meio da Praça não está somente na ani­mação, que por sinal pos­sui uma estéti­ca com cores belís­si­mas e per­son­agens, prin­ci­pal­mente os anjos, de belos traços. O encan­ta­men­to está no enre­do e argu­men­to que traz uma metá­fo­ra tocante sobre o egoís­mo e estran­hamen­to capazes de causar o iso­la­men­to de quem não é parte de um padrão.

Out­ro cur­ta de Alê Camar­go está na seção Cur­ta da Sem­ana, veja A Noite do Vam­piro.

Os anjos do meio da praça” (2010) from Alê Camar­go on Vimeo.


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Curta do Mês and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab