Evento Nobre: Rubem Alves

O Even­to Nobre com Rubem Alves, no dia 07 de out­ubro, na Bien­al do Livro Paraná 2010, foi provavel­mente a atração mais esper­a­da e movi­men­ta­da do even­to. O tema da mesa, medi­a­da por Luís Hen­rique Pel­lan­da, foi Doze lições para a edu­cação dos sen­ti­dos, ref­er­ente ao livro do autor, inti­t­u­la­do de Vamos Con­stru­ir uma Casa?

Rubem Alves é escritor e edu­cador, entre out­ras ocu­pações, par­tic­i­pan­do há décadas das dis­cussões sobre as for­mas e rumos que a edu­cação vem toman­do no Brasil. Con­heci­do espe­cial­mente por tex­tos edu­ca­cionais e exis­ten­ci­ais, ele é citação recor­rente de profis­sion­ais que bus­cam abor­da­gens voltadas ao desen­volvi­men­to da cog­nição do aluno.

Logo no íni­cio da palestra, Rubem com­par­til­ha uma per­gun­ta que ele mes­mo se faz há algum tem­po: “Qual o sen­ti­do da vida?”. As pes­soas podem diz­er inúmeros motivos para viv­er, mas que a úni­ca con­clusão, segun­do ele, é rir. Além de ser uma das coisas que real­mente vale a pena na vida, este é o nos­so sen­ti­do prin­ci­pal: rir e faz­er rir. E é nesse cli­ma que Rubem Alves con­duz o debate, ilus­tran­do e con­tex­tu­al­izan­do cada situ­ação expos­ta com óti­mo bom humor.

Aden­tran­do ao assun­to da palestra, na Bien­al do Livro Paraná 2010, ele comen­ta sobre seu livro Vamos Con­stru­ir uma Casa, expli­can­do que lem­bra sem­pre de uma situ­ação vivi­da por uma ami­ga que estu­dou muito e não con­seguia solu­cionar os prob­le­mas mais sim­ples e práti­cos em sua casa, o que lhe fez pen­sar: afi­nal, para que somos edu­ca­dos? Qual a fun­cional­i­dade das coisas que apren­demos na esco­la? Rubem Alves desta­ca que o cur­rícu­lo edu­ca­cional dev­e­ria ser basea­do no entorno do edu­can­do, que o que for apreen­di­do deve ser práti­co e faz­er sen­ti­do no cotid­i­ano, afi­nal: ¨a gente aprende é pra viv­er¨ (frase repeti­da inúmeras vezes por ele).

O livro Vamos Con­stru­ir uma Casa surgiu de um dos brin­que­dos favoritos do autor quan­do cri­ança, chama­do de ¨O pequeno con­stru­tor¨, que con­sis­tia em blo­cos para se cri­ar casas, cidades e etc. Antes da cri­ança cri­ar algo de fato, a primeira fer­ra­men­ta a qual ela recorre é a imag­i­nação. E é esta ativi­dade de imag­i­nar que serve como o grande pas­so ini­cial para se con­stru­ir algo. O ain­da autor salien­ta a fal­ta des­ta con­sid­er­ação as for­mas de edu­car atu­ais, onde o pro­fes­sor aca­ba por blo­quear o proces­so imag­i­na­ti­vo do aluno pen­san­do, somente para que a grade cur­ric­u­lar seja cumpri­da, sem se focar na qual­i­dade dos assun­tos abor­da­dos e no estí­mu­lo des­ta capaci­dade tão impor­tante para todos.

Aliás, a grade cur­ric­u­lar em si é um dos temas polem­iza­dos por Rubem Alves na Bien­al do Livro Paraná 2010. Para o autor a palavra ¨grade¨ já é infe­liz por sim­bolizar algo fecha­do, além de tam­bém faz­er jus, no sen­ti­do edu­ca­cional ao seu sig­nifi­ca­do deno­ta­ti­vo. O ensi­no pre­cisa ser aber­to, pois o mun­do está em con­stante trans­for­mação e muito do que faz sen­ti­do hoje, aman­hã pode perder todo o sig­nif­ca­do. O palestrante salien­ta a neces­si­dade de os edu­cadores estarem aten­tos para os cam­in­hos que chamam os edu­can­dos, deve se edu­car para a vida.

O even­to nobre com Rubem Alves na Bien­al do Livro Paraná 2010, emo­cio­nou muitos dos edu­cadores pre­sentes, cau­san­do um enorme encan­ta­men­to ness­es profis­sion­ais, com suas ideias voltadas para uma edu­cação de reais sen­ti­dos, poden­do sen­tir isso nos depoi­men­tos pós-fala do autor. Mais do que um momen­to para se reforçar a neces­si­dade de revisões nos cam­pos edu­ca­cionais e metodológi­cos, a palestra do autor trouxe mais enfoque nas neces­si­dades soci­ais de se viv­er para apren­der e vice-versa.

O inter­ro­gAção gravou em áudio todo esse bate-papo e se você quis­er pode escu­tar aqui pelo site, logo abaixo, ou baixar para o seu com­puta­dor e ouvir onde preferir.

Ouça a palestra com­ple­ta: (clique no link abaixo para ouvir ou faça o down­load)

[wpau­dio url=“http://www.interrogacao.com.br/media/bienallivropr2010/EventoNobre-Rubem_Alves.mp3” text=“Evento Nobre: Rubem Alves” dl=“0”]


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Bienal do Livro Paraná 2010, Evento Nobre and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab