Vincent

Tim Bur­ton é um dos maiores ani­madores da atu­al­i­dade, além de ser um cineas­ta que enche os olhos dos espec­ta­dores com filmes de real­is­mo-fan­tás­ti­co sen­sa­cionais. Declar­a­do fã de clás­si­cos ani­madores, como Jan Svankma­jer e Irmãos Quay, foi com Vin­cent (1982) que, com a téc­ni­ca stop-motion, deu iní­cio a um esti­lo úni­co que o mar­caria com o jeito ¨bur­tiano¨ de ani­mação.

Vin­cent é a declar­ação fiel da admi­ração de Tim Bur­ton com o escritor amer­i­cano Edgar Allan Poe. O cur­ta con­ta a história do meni­no extra­ordinário Vin­cent que pref­ere trans­for­mar cães em zumbis e viv­er na escuridão do que brin­car lá fora. Parece que o próprio Tim Bur­ton rela­ta as suas exper­iên­cias com a obra de Poe trazen­do uma cri­ança anti­s­so­cial e fasci­na­da pelo bizarro. A nar­ra­ti­va em off é fei­ta pela clás­si­co ator Vin­cent Price, o ator que mais inter­pre­tou os per­son­agens do escritor amer­i­cano no cin­e­ma. E as coin­cidên­cias não param por aí, o ani­mador usou ain­da a métri­ca e rit­mo das poe­sias, trazen­do uma sonori­dade úni­ca, sem deixar de men­cionar a semel­hança físi­ca do pequeno Vin­cent com o escritor.

Real­mente, com Vin­cent já se perce­bia o que viria pos­te­ri­or­mente nos tra­bal­hos do cineas­ta que traria a atmos­fera fan­tás­ti­ca, e muitas vezes assus­ta­do­ra, do cin­e­ma e da ani­mação, desta­can­do sem­pre a lit­er­atu­ra real­ista-fan­tás­ti­ca e ele­men­tos dos clás­si­cos filmes de hor­ror do íni­cio do sécu­lo. Tim Bur­ton é de auto­ria e fan­ta­sia indis­pen­sáveis na vida de qual­quer cinéfilo.

httpv://www.youtube.com/watch?v=QkmKhd_h3lk


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Curta do Mês and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab