Crítica: Histórias de amor duram apenas 90 minutos

historias de amor duram apenas 90 minutos

Nes­sa últi­ma déca­da o cin­e­ma brasileiro vem ten­tan­do cri­ar novas iden­ti­dades audi­v­io­suais e, optan­do pela ten­ta­ti­va de nar­ra­ti­vas e enre­dos que fujam do já bati­do favela-sertão do país, muitos filmes surgem com enre­dos con­tem­porâ­neos e urbanos. Histórias de amor duram ape­nas 90 min­u­tos (Brasil, 2009), de Paulo Halm é mais um dess­es filmes com car­ac­terís­ti­cas fiéis a essa nova fase.

Em Histórias de amor duram ape­nas 90 min­u­tos tudo gira em torno da crise de cri­ação do aspi­rante a escritor Zeca (Caio Blat). Ele já está na casa dos 30 anos, é casa­do com a aparente­mente bem resolvi­da Julia (Maria Ribeiro) e ain­da vive com o din­heiro que seu pai dá todo mês. Zeca pas­sa a acred­i­tar que sua mul­her o trai e vai mais além, ele acha que ela o trai com uma out­ra mul­her, a bela dança­ri­na Car­ol (Luz Cipri­o­ta). O fetiche mas­culi­no está com­ple­to a par­tir do momen­to em que Zeca pas­sa a se sen­tir atraí­do pela sexy dança­ri­na argentina.

Quem nos con­ta a angús­tia da fal­ta de pro­dução e as aven­turas sex­u­ais-amorosas é o próprio Zeca, que apre­sen­ta o seu insuces­so de sair da pági­na 50 do seu futuro livro e aca­ba por ser escra­vo de suas próprias paranóias e ócio. O nar­rador de Histórias de amor duram ape­nas 90 min­u­tos vive o para­doxo de dese­jar uma vida sem pudores e, por out­ro lado, fica lamen­ta­do os seus atos, o que aca­ba, infe­liz­mente, soman­do pon­tos con­tra a con­ven­ci­bil­i­dade do personagem.

Zeca é o estereótipo mod­er­no de algum escritor mar­gin­al da déca­da de 60 ou 70, só com a difer­ença de ter quem sus­tente sua vida alter­na­ti­va. Mas Caio Blat sabe ori­en­tar o per­son­agem jus­ta­mente pela fal­ta de aut­en­ti­ci­dade e dependên­cia do Zeca e tam­bém pela nar­ra­ti­va diver­ti­da que ele apre­sen­ta o desen­ro­lar da história. O que não con­vence muito, e aparenta muitas vezes força­da, é a sen­su­al­i­dade da per­son­agem Car­ol, que abusa do sotaque e das cur­vas argenti­nas para dar charme a interpretação.

A pro­dução de arte no Histórias de amor duram ape­nas 90 min­u­tos tem um quê de orig­i­nal­i­dade desta­can­do os dois ambi­entes mais impor­tantes do filme, os aparta­men­tos do casal e da argenti­na, ambos muito legais e fiéis ao esti­lo dos per­son­agens. A fotografia das ruas de boêmia car­i­o­ca tam­bém é óti­ma e dá charme à película.

Histórias de amor duram ape­nas 90 min­u­tos não é nen­hu­ma pro­dução grandiosa, sem ousa­dias de enre­do ou de lin­guagem, mas é um filme que vai além do cin­e­ma atu­al, que ten­ta ser pseu­do críti­co e extrema­mente expos­i­ti­vo sobre as defi­ciên­cias soci­ais do país.

Out­ra críti­cas interessantes:

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=jC1CxN_61kw


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Cinema, Críticas and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Dossiê Daniel Piza
Spirallab