Big Buck Bunny

Big Buck Bunny

Big Buck Bun­ny (Holan­da, 2008), ou livre­mente traduzi­do como a “A vin­gança do coel­ho grande”, dirigi­do e escrito por Sacha Goedege­bu­re, é uma ani­mação do pro­je­to Peach Open Movie da Blender Insti­tute, que fez um enorme suces­so pela sua qual­i­dade em ani­mação. Ten­do seu enre­do ele­men­tos típi­cos de desen­ho ani­ma­do cômi­co da déca­da de 50, o cur­ta tra­ta de um grande, e bonz­in­ho, coel­ho bran­co que tem seu dia atra­pal­ha­do por três roe­dores da flo­res­ta em que vive. Os pequenos mal­va­dos pas­sam a praticar bul­ly­ing com o grandal­hão que se vê obri­ga­do a arquite­tar uma vingança.

É inques­tionáv­el a qual­i­dade de Big Buck Bun­ny, que mes­mo usan­do quase somente soft­wares livres em sua con­fecção, não deixa nada a dev­er às pro­duções de grandes estú­dios, que pos­suem um mar­ket­ing e inves­ti­men­to enormes. A tex­tu­ra dos pêlos dos ani­mais e da pais­agem é sen­sa­cional, assim como os movi­men­tos dos per­son­agens e enre­do como um todo. Com destaque para as cores e tre­jeitos do coel­ho que pos­sui expressões faci­ais que lem­bram muito as expressões humanas e dão um ar cômi­co incrív­el ao curta.

A ani­mação Big Buck Bun­ny é uma das mais con­heci­das, e pre­mi­adas, da leva de pro­duções da Blender Foun­da­tion e sua sub­sidiária, a Blender Insti­tute. Ambas visam desen­volver tra­bal­hos em tec­nolo­gia 3D através do pro­gra­ma de códi­go aber­to. O soft­ware uti­liza­do para a mod­e­lagem 3D foi o Blender, que é mul­ti­platafor­ma (fun­ciona para vários sis­temas opera­cionais) e faz todos os proces­sos para a pro­dução tan­to de vídeos como de games com ele­men­tos tridimensionais.

Em tem­pos de dis­cussões acalo­radas sobre dire­itos autorais e pirataria, onde se dis­cute prin­ci­pal­mente a con­ser­vação da cria­tivi­dade do autor, se deve dar destaque às obras como Big Buck Bun­ny, pois foram cri­adas total­mente por meio de soft­wares de códi­gos aber­tos e mate­ri­ais com licenças Cre­ative Com­mons (CC). A CC faz parte da filosofia Copy­left que é uma orga­ni­za­ção não gov­er­na­men­tal, local­iza­da na Cal­ifór­nia, ten­do como pro­pos­ta de expandir a quan­ti­dade de obras cria­ti­vas que per­mi­tam a cópia e o com­par­til­hamen­to sem, ou com menores, restrições que a filosofia de Copy­right propõe.

Assim como o Big Buck Bun­ny, e out­ras ani­mações da Blender Foun­da­tion, ess­es pro­je­tos depen­dem do apoio e colab­o­ra­tivis­mo não só de seus entu­si­as­tas, mas dos usuários finais tam­bém. Doações e pré-ven­das ao redor do plan­e­ta fomen­taram a pro­dução de Big Buck Bun­ny que teve uma duração na exe­cução de em média 6 meses e con­tou com a par­tic­i­pação de vários ani­madores do mun­do todo. Inclu­sive, no fim do cur­ta os crédi­tos, além de mostrar todo o cast de pes­soas envolvi­das na pro­dução, foi colo­ca­da, em ordem alfabéti­ca, o nome de todas pes­soas que colab­o­raram com a pré-divul­gação. Uma bela hom­e­nagem á todos os seus colaboradores.

Big Buck Bunny Creative Commons

Con­fi­ra abaixo alguns links interessantes:

  • Site Ofi­cial da ani­mação Big Buck
    Bunny
  • Site da Blender Foun­da­tion
  • Site da Cre­ative Com­mons BR
  • Big Buck Bun­ny from Blender Foun­da­tion on Vimeo.


    Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
     
    This entry was posted in Curta do Mês and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


    Post a Comment

    Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

    *
    *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Spirallab