Big Buck Bunny (Holanda, 2008), ou livremente traduzido como a “A vingança do coelho grande”, dirigido e escrito por Sacha Goedegebure, é uma animação do projeto Peach Open Movie da Blender Institute, que fez um enorme sucesso pela sua qualidade em animação. Tendo seu enredo elementos típicos de desenho animado cômico da década de 50, o curta trata de um grande, e bonzinho, coelho branco que tem seu dia atrapalhado por três roedores da floresta em que vive. Os pequenos malvados passam a praticar bullying com o grandalhão que se vê obrigado a arquitetar uma vingança.
É inquestionável a qualidade de Big Buck Bunny, que mesmo usando quase somente softwares livres em sua confecção, não deixa nada a dever às produções de grandes estúdios, que possuem um marketing e investimento enormes. A textura dos pêlos dos animais e da paisagem é sensacional, assim como os movimentos dos personagens e enredo como um todo. Com destaque para as cores e trejeitos do coelho que possui expressões faciais que lembram muito as expressões humanas e dão um ar cômico incrível ao curta.
A animação Big Buck Bunny é uma das mais conhecidas, e premiadas, da leva de produções da Blender Foundation e sua subsidiária, a Blender Institute. Ambas visam desenvolver trabalhos em tecnologia 3D através do programa de código aberto. O software utilizado para a modelagem 3D foi o Blender, que é multiplataforma (funciona para vários sistemas operacionais) e faz todos os processos para a produção tanto de vídeos como de games com elementos tridimensionais.
Em tempos de discussões acaloradas sobre direitos autorais e pirataria, onde se discute principalmente a conservação da criatividade do autor, se deve dar destaque às obras como Big Buck Bunny, pois foram criadas totalmente por meio de softwares de códigos abertos e materiais com licenças Creative Commons (CC). A CC faz parte da filosofia Copyleft que é uma organização não governamental, localizada na Califórnia, tendo como proposta de expandir a quantidade de obras criativas que permitam a cópia e o compartilhamento sem, ou com menores, restrições que a filosofia de Copyright propõe.
Assim como o Big Buck Bunny, e outras animações da Blender Foundation, esses projetos dependem do apoio e colaborativismo não só de seus entusiastas, mas dos usuários finais também. Doações e pré-vendas ao redor do planeta fomentaram a produção de Big Buck Bunny que teve uma duração na execução de em média 6 meses e contou com a participação de vários animadores do mundo todo. Inclusive, no fim do curta os créditos, além de mostrar todo o cast de pessoas envolvidas na produção, foi colocada, em ordem alfabética, o nome de todas pessoas que colaboraram com a pré-divulgação. Uma bela homenagem á todos os seus colaboradores.
Confira abaixo alguns links interessantes:
Bunny
Big Buck Bunny from Blender Foundation on Vimeo.
Leave a Reply