O quintal dos guerrilheiros

O quintal dos guerrilheiros

O que seria exata­mente o ter­mo sub­ver­si­vo? No dia da pub­li­cação do AI‑5, con­sid­er­a­do o ato insti­tu­cional que mais mostrou a face cru­el da ditadu­ra mil­i­tar no país, três ami­gos se reunem para decidir que mate­ri­ais seri­am sus­peitos de sub­ver­são pelo D.O.P.S — Depar­ta­men­to de Ordem Políti­ca e Social.

O quin­tal dos guer­ril­heiros (2005), de João Mas­saro­lo, traz três jovens ide­al­is­tas de um país que vivia o momen­to mais caóti­co da sub­mis­são aos mil­itares. Um quin­tal é o pal­co para as decisões sobre que tipo de obras, filmes, músi­cas e que per­son­al­i­dades pode­ri­am ser con­sid­er­a­dos con­tra as leis vigentes no momen­to. O quin­tal dos guer­ril­heiros não é só sobre a repressão ao pen­sa­men­to, mas tam­bém sobre a dubiedade que qual­quer obra, seja ela músi­ca, cin­e­ma ou livros, pos­sa ter. Afi­nal, não existe um úni­co meio de se ver as coisas.


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Curta do Mês and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab