Crítica: Homem de Ferro 2

homem de ferro 2

Homem de Fer­ro 2 (Iron Man 2, EUA, 2010), de Jon Favreau, con­tin­ua exata­mente onde o primeiro ter­mi­nou. Com todo o mun­do saben­do que Tony Stark (Robert Downey Jr.) é o homem por trás do herói, o gov­er­no faz pressão para que ele entregue sua armadu­ra, e toda a tec­nolo­gia rela­ciona­do a ela, como meio de “segu­rança” para os mil­itares. Além dis­so, Tony enfrenta Ivan Vanko (Mick­ey Rourke), um anti­go inimi­go da família, que mostra que ele não é o úni­co capaz de con­stru­ir super armamentos.

O inves­ti­men­to no mar­ket­ing para Homem de Fer­ro 2 foi estu­pen­do, geran­do uma espec­ta­ti­va muito grande em torno do lança­men­to. Ten­taram repe­tir o mes­mo efeito pro­duzi­do na divul­gação de Bat­man, O Cav­aleiro das Trevas, mas não con­seguiram. No final do filme o que pre­domi­nou foi uma sen­sação de vazio, me per­gun­tan­do “tá, e daí? foi só isso?”. Não sei bem diz­er se foi o(s) trailer(s) que “estragou” várias das sur­pre­sas do filme, que acabou entre­gan­do alguns momen­tos chaves. Sem men­cionar o fato de algu­mas cenas do trail­er final não estão no lon­ga. Mais alguém perce­beu isso? Parece que havia ape­nas mais do mes­mo, ape­nas com efeitos espe­ci­ais mel­hores e com duração maior.

Algo que havia me chama­do bas­tante atenção no primeiro Homem de Fer­ro foram as inter­faces dos com­puta­dores de Tony, super mod­er­nas e com con­ceitos bem inter­es­santes e ino­vadores, ape­sar das “piad­in­has” com os robôs aux­il­iares desastra­dos ficarem meio forçadas. Nes­ta con­tin­u­ação tudo isso pare­ceu total­mente banal. Não que dev­e­ria ser nova­mente algo total­mente ino­vador, tan­to é que não se pas­sou muito tem­po des­de o primeiro filme, mas ficou fal­tan­do algo. Acred­i­to que isso se deu pelo fato de tudo pare­cer tão sim­ples demais. Para invadir um super com­puta­dor do gov­er­no você ape­nas pre­cisa mex­er um pouco a mão em cima de um tecla­do ou dar uns toques em um “iphone” Stark e tcharam! você inva­diu o sistema.

Isso sem falar nas cenas de ação. As perseguições, explosões, …, … pare­cem ape­nas aque­les fogos de artifí­cio do ano novo, onde você já sabe prati­ca­mente decor todas as for­mas de explosão que vão acon­te­cer. Sem nen­hu­ma ten­são, expec­ta­ti­va ou medo, você sim­ples­mente fica ven­do as coisas explodin­do. Quan­do o vilão decide atacar, nun­ca ninguém é feri­do, ape­nas obje­tos e con­struções ficam em mil pedaços pelos ares. Não que eu esper­a­va uma carnific­i­na, até porque o filme tem clas­si­fi­cação indi­ca­da de 12 anos, mas cus­ta­va colo­car algu­mas pes­soas (civis) voan­do por causa das explosões e fican­do com arran­hões? Já as lutas ficaram de uma frieza eston­teante, pare­cia ess­es bonequin­hos de plás­ti­co na mão de uma cri­ança que brin­ca fazen­do eles se debaterem. Você sabe que não pode acon­te­cer nada demais com eles, pois eles são “imor­tais”. Homem de Fer­ro 2 lem­brou ness­es aspec­tos o pés­si­mo Homem Aran­ha 3, cau­san­do um cer­to tédio durante a sua exibição.

A mes­ma decepção ocor­reu com os per­son­agens do filme. Cadê a evolução, trans­for­mações e a human­iza­ção deles? Em um uni­ver­so onde os heróis e os vilões são ape­nas pos­síveis por causa da alta tec­nolo­gia, parece que eles em si se tornaram tam­bém máquinas, para não diz­er sim­ples­mente fun­cionais e sem qual­quer tipo de emoção. Por aca­so alguém ficou min­i­ma­mente comovi­do com o “sofri­men­to” de Tony com o próprio enve­na­men­to por causa da “bate­ria” den­tro de seu peito? Não pre­cisan­do men­cionar Scar­lett Johans­son, que esta­va prati­ca­mente sem sal no papel de Natasha Romanov. Ela está muito mais boni­ta e sen­su­al em filmes como Vicky Cristi­na Barcelona ou até no fra­co Spir­it.

Faz­er mais do mes­mo não é muito difí­cil, e para quem quer ver ape­nas isto, Homem de Fer­ro 2 não deve decep­cionar. Mas se você espera algo a mais, não acred­i­to que vá encon­trar mui­ta coisa, nes­sas duas horas e pouco, para se entreter.

Para quem não sabe, no final (após todos os inter­mináveis crédi­tos) tam­bém há uma peque­na toma­da extra.

Out­ra críti­cas interessantes:

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=BAKwSXEJ08Q


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Cinema, Críticas and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Dossiê Daniel Piza
Spirallab