Crítica: Homens de Preto 3

Depois de um segun­do filme rel­a­ti­va­mente fra­co, Home­ns de Pre­to 3 (Men in Black 3, EUA, 2012), dirigi­do por Bar­ry Son­nen­feld, veio para revig­o­rar o esti­lo e humor da agên­cia sec­re­ta respon­sáv­el por man­ter a ordem no uni­ver­so, vesti­dos nos famosos ter­nos pre­tos com ócu­los escuros.

Des­ta vez, um aliení­ge­na chama­do Boris, o Ani­mal (Jemaine Clement), con­segue fugir de uma prisão de segu­rança máx­i­ma na lua e vol­ta a ter­ra para se vin­gar do agente K (Tom­my Lee Jones), respon­sáv­el pela sua prisão. Seu plano é faz­er uma viagem no tem­po e assim mudar a história onde no final saia vito­rioso, mas o agente J (Will Smith) é o úni­co que não parece ter sido alter­ado por esta mudança, fazen­do de tudo para traz­er o agente K de volta.

Assim como no primeiro filme, que arrisco a diz­er que virou um clás­si­co nos dias de hoje, Home­ns de Pre­to 3 é reple­to de bom humor e muitos aliení­ge­nas. Acred­i­to que um dos maiores trun­fos des­de o primeiro lon­ga, foi ter trazi­do ao grande públi­co a ideia de que aliení­ge­nas exis­tem e estão entre nós, de uma maneira bas­tante diver­ti­da. Alguns podem ques­tionar que a série Arqui­vo X já fez isso, mas ape­sar de ser um grande fã, vejo que ela se tornou tam­bém algo mais de um nicho especí­fi­co e que por muitas vezes ser lev­a­da a sério demais por seus próprios fãs, aca­ba ten­do um públi­co mais restrito.

Um aspec­to bem inter­es­sante da trilo­gia em ger­al é que ela não fica pre­sa somente aos aliení­ge­nas com papeis mais impor­tantes, tam­bém são cri­a­dos uma grande var­iedade de aliens que ape­nas apare­cem no plano de fun­do. Assim aca­ba crian­do uma von­tade de quer­er assi­s­tir nova­mente ao lon­ga para poder dar mais atenção nesse tipo de detal­he. No Home­ns de Pre­to 3 fica ain­da mais forte esse dese­jo por tam­bém terem dois tipos de extrater­restes, os do pre­sente e do pas­sa­do, que pos­suem um visu­al meio retrô e bem car­ac­terís­ti­co da visão que se tin­ha deles nos anos 60.

Falan­do neles, nos dois primeiros filmes, é impos­sív­el não dar várias risadas quan­do vemos quem são os aliení­ge­nas que vivem aqui na ter­ra sendo mon­i­tora­dos pela agên­cia, prin­ci­pal­mente no segun­do, quan­do o próprio Michael Jack­son faz uma chama­da em vídeo, pedin­do para ser um dos home­ns de pre­to. Em Home­ns de Pre­to 3, não é difer­ente, e se vai até muito mais além, pegan­do o icôni­co Andy Warhol e inserindo‑o no con­tex­to do filme de for­ma tão genial que nun­ca mais você irá pen­sar nela sem no mín­i­mo esboçar um pequeno sor­riso no rosto.

Os efeitos espe­ci­ais em Home­ns de Pre­to 3 são óti­mos, a evolução entre os out­ros filmes ante­ri­ores é incrív­el. Somos apre­sen­ta­dos a veícu­los malu­cos, armas muito mais poderosas e, é claro, aliens explodin­do com todos os detal­h­es pos­síveis. Ape­sar de todos os equipa­men­tos super avança­dos, não são eles os respon­sáveis pelo suces­so dos home­ns de pre­to, mas sim o seu poder de impro­vis­ar e, no caso especí­fi­co do agente J, tam­bém de faz­er piadas. Out­ra car­ac­terís­ti­ca inter­es­sante do lon­ga é que ele tra­ta de vários con­ceitos cien­tí­fi­cos como via­gens no tem­po, com todas as ram­i­fi­cações que isso pode traz­er, o efeito bor­bo­le­ta, pre­visão do futuro, etc sem ficar se exten­den­do em expli­cações, assu­min­do que quem tiv­er inter­esse no assun­to pode depois se apro­fun­dar mais e quem não tiv­er, sim­ples­mente cur­tir o filme.

Home­ns de Pre­to 3 defin­i­ti­va­mente vale a ida ao cin­e­ma, prin­ci­pal­mente para quem gos­ta dos out­ros lon­gas. Este, além de ser tão diver­tido quan­to o primeiro, tam­bém con­segue fechar várias per­gun­tas que ficaram aber­tas des­de o iní­cio da história dos agentes.

Des­ta vez (infe­liz­mente) a músi­ca tema de MIB 3, não foi fei­ta pelo Will Smith, mas sim por Pit­bull, quem tiv­er inter­esse veja aqui o clipe ofi­cial de Back In Time. Eu par­tic­u­lar­mente pre­firia quan­do Will Smith can­ta­va, dava um humor a mais nas músi­cas. Quem ain­da não viu, segue os vídeos: Men in Black (MIB 1) e Black Suits Comin’ (Nod Ya Head) (MIB 2).

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=q0uy_8l-TqE


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Cinema, Críticas and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Dossiê Daniel Piza
Spirallab