Crítica: As Melhores Coisas do Mundo

crítica as melhores coisas do mundo

Filmes sobre a ado­lescên­cia exis­tem muitos por aí, prin­ci­pal­mente para induzir ado­les­centes do que é legal faz­er e/ou con­sumir no momen­to. As Mel­hores Coisas do Mun­do (As Mel­hores Coisas do Mun­do, Brasil, 2010), de Laís Bodanzky, ini­cial­mente parece que pode ser clas­si­fi­ca­do como mais um destes, mas pas­sa bem longe des­ta classificação.

Mano (Fran­cis­co Miguez) tem 15 anos e gos­ta de faz­er o que “todo ado­les­cente” faz. Ele pode ser con­sid­er­a­do como um ado­les­cente comum, não estando no grupo dos mais pop­u­lares nem dos mais “excluí­dos” (solitários). Tem vários ami­gos e uma mel­hor ami­ga, Car­ol (Gabriela Rocha), com os quais vive sain­do e fazen­do coisas jun­tas. Além dis­so, é apaixon­a­do por uma das garo­tas mais pop­u­lares da esco­la, mas não tem cor­agem de ir falar com ela. Até aí nada muito de difer­ente das história que já foi fei­ta em out­ros filmes. O seu difer­en­cial está na maneira de como vários temas como: homo­sex­u­al­is­mo e pre­con­ceitos em ger­al, bul­ly­ing, relação entre pais e fil­hos, sexo (e o uso de camis­in­ha), amor e vários out­ros assun­tos são abor­da­dos, que ficou muito pare­ci­do ao que acon­tece fora das telas.

As Mel­hores Coisas do Mun­do, con­segue retratar com fidel­i­dade esta cer­ta fase da ado­lescên­cia (os casos mais leves, é claro), prin­ci­pal­mente por causa de seus atores, em alguns casos até estre­antes, sem cair em rep­re­sen­tações forçadas e car­i­cat­u­radas, algo rel­a­ti­va­mente comum em pro­je­tos educa­tivos. Há ape­nas uma excessão, a do “ator” Fiuk, que fra­ca­mente (para não usar out­ros adje­tivos) inter­pre­ta Pedro, o irmão de Mano. A impressão que fica é que ele foi escal­a­do para o papel mais como uma estraté­gia de mar­ket­ing do que qual­quer out­ro moti­vo. Para inten­si­ficar a rep­re­sen­tação dessa fase, o filme faz tam­bém várias refer­ên­cias à obje­tos (reais e vir­tu­ais), gírias e situ­ações vivi­das por eles. Não há nen­hu­ma glam­our­iza­ção dos momen­tos vivi­dos pelos per­son­agens, o que é um difer­en­cial bem inter­es­sante em relação a out­ros lon­ga do gênero.

Ape­sar do filme ter propósi­tos educa­tivos, não foi um aspec­to que se sobres­saiu sobre os out­ros. Alguns dos temas foram abor­da­dos de maneira bem breve, as vezes até implíc­i­tos, não chegan­do a ficar em nen­hum momen­to aque­la coisa cha­ta de vídeo educa­ti­vo, algo que, na min­ha opinião, é um dos grande méri­tos de As Mel­hores Coisas do Mun­do. Além dis­so, ele foi tão bem dirigi­do que, parafrase­an­do vários out­ras opinião que li e ouvi, “não parece filme brasileiro”, prin­ci­pal­mente pela uti­liza­ção de vários ângu­los pouco con­ven­cionais e pela óti­ma edição e montagem.

As Mel­hores Coisas do Mun­do é uma óti­ma real­iza­ção brasileira e, ape­sar de ficar só no âmbito ado­les­cente, vale a pena o ingresso.

Além dos Projetores:
O site ofi­cial tam­bém foi muito bem feito, vale a pena vis­i­tar. O esti­lo visu­al lousa/caderno do mate­r­i­al ficou legal para com­bi­nar com a temáti­ca pro­pos­ta. Além de algu­mas fer­ra­men­tas inter­a­ti­vas, tril­ha sono­ra do filme tocan­do no fun­do, exibição do que se está falan­do no twit­ter, está disponív­el para a vis­i­tação os blogs dos per­son­agens Pedro e Dri. Pena que o mate­r­i­al que foi apre­sen­ta­do no lon­ga não está disponív­el nos blogs como parte do históri­co (eu pelo menos não encon­trei), assim como não há nada de mui­ta relevân­cia. Acred­i­to que os pro­du­tores pode­ri­am ter se uti­liza­do muito mel­hor destas fer­ra­men­tas como um meio de expan­são da exper­iên­cia pro­por­ciona­da no filme, colo­can­do muito mais mate­r­i­al extra e infor­mações inter­es­santes a respeito do “dia-a-dia” dos per­son­agens. Não é uma coisa triv­ial de se faz­er, mas que se bem pro­duzi­do, seria um catal­izador de exper­iên­cia para os espec­ta­dores e, é claro, uma óti­ma fer­ra­men­ta de mar­ket­ing. Aliás, isto não é só uma defi­ciên­cia dos pro­du­tores brasileiros, mas dos out­ros país­es também.

Há tam­bém um pro­je­to educa­ti­vo cri­a­do a par­tir das temáti­cas abor­dadas, com o fold­er pra down­load no site (e que foi dis­tribuí­do em algu­mas sessões), para pais e edu­cadores. Mas, infe­liz­mente, as infor­mações ain­da não foram disponi­bi­lizadas tex­tual­mente no site (está como: em breve), um erro que con­sidero muito grave, pois parece um desleixo da parte de quem pro­duz­iu o material.

Out­ra críti­cas interessantes:

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=-jgSPH6zVEI

Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Cinema, Críticas and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Dossiê Daniel Piza
Spirallab